Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2008 / Inscrições abertas para bolsas de aperfeiçoamento em artes, design e música

Inscrições abertas para bolsas de aperfeiçoamento em artes, design e música

08/08/08

08/08/2008 18h50

Estão abertas até 20 de outubro de 2008 as inscrições para o programa de bolsas do DAAD nas áreas de artes plásticas e música na Alemanha para o período 2009/2010. São muitos os artistas brasileiros de renome mundial que já se beneficiaram deste programa: o maestro Isaac Karabtchevsky, o compositor Marlos Nobre, os músicos Hermeto Paschoal e Flo Menezes, o artista plástico Rubens Gerschman, entre outros.

Brasileiros com até 30 anos, graduados em artes plásticas, design ou música podem concorrer a uma bolsa de estudo complementar na Alemanha. O próprio candidato escolhe a instituição na qual gostaria de realizar o estudo e o professor mais indicado na área em que pretende se aperfeiçoar. O estudante não precisa necessariamente realizar um curso ou especialização que conceda um título acadêmico.

Os candidatos deverão apresentar amostras de sua produção artística recente (pinturas, desenhos, vídeos, esculturas e gravações musicais), conforme suas especialidades e as normas descritas no edital.

Na primeira fase da seleção, os candidatos passam por uma avaliação criteriosa realizada pelo DAAD. Os candidatos escolhidos realizam então uma prova na instituição de ensino alemã. Caso o bolsista não seja aprovado, terá de retornar ao país de origem e não poderá dar continuidade à bolsa.

O programa tem duração de um ano, podendo ser prorrogado apenas em casos excepcionais. A bolsa inclui 750 euros por mês, ajuda de custo para passagem aérea, seguro-saúde, curso de alemão de quatro meses na Alemanha e pagamento de taxas universitárias até 500 euros. Para mais informações, confira o edital em http://rio.daad.de/download/Bolsas%20artes%20musica%2008.doc .

O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com orçamento de quase 300 milhões de euros e mais de 55 mil fomentados anualmente.

Comunicar erros