Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Notícias / 2008 / Canadá abre processo seletivo para bolsistas 2008

Canadá abre processo seletivo para bolsistas 2008

19/09/2008

23/09/2008 23h14

A Embaixada do Canadá tem a satisfação de informar a abertura do processo seletivo para bolsas de estudos do Governo do Canadá, administradas pelo Conselho Internacional de Estudos Canadenses (ICCS/CIEC), destinadas a todas as áreas das ciências sociais e humanas, particularmente nas disciplinas que favoreçam a pesquisa e o desenvolvimento de cursos no âmbito dos Estudos Canadenses.

Há especial interesse em projetos relacionados às políticas públicas e à política externa canadenses. Temas relevantes para a política externa do Canadá incluem os seguintes tópicos: Democracia e Estado de Direito, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Gestão da Diversidade, Parceria com a América do Norte, Paz e Segurança e Estudos Interdisciplinares sobre o Canadá. Temas puramente científicos, tecnológicos ou metodológicos não são elegíveis.

Há três modalidades de bolsas. Duas modalidades são voltadas para docentes com vínculo permanente com sua instituição de ensino superior no Brasil e pesquisadores vinculados a institutos de pesquisa e planejamento que desenvolvem projetos de pesquisa sobre as relações bilaterais com o Canadá:

Faculty Research Program (FRP) / Bourse de Recherche (BREC) Faculty Enrichment Program (FEP) / Bourse de complément de spécialisation (BCS)

Uma terceira modalidade – Doctoral Student Research – é voltada para doutorandos matriculados regularmente em uma instituição de ensino superior brasileira.

A bolsa do Faculty Research Program (FRP) / Bourse de Recherche (BREC) visa apoiar professores com uma formação mínima de mestrado, que buscam realizar uma pesquisa de curta duração sobre o Canadá ou sobre aspectos da relação bilateral com o Brasil. Este programa tem por objetivo incrementar o conhecimento e a compreensão sobre o Canadá através da publicação de artigos pertinentes em revistas acadêmicas especializadas no Brasil ou no exterior. A bolsa cobre os custos diretos relacionados ao projeto de pesquisa.

A bolsa do Faculty Enrichment Program (FEP) / Bourse de complément de spécialisation (BCS) tem por objetivo fortalecer o conhecimento e a compreensão sobre o Canadá por meio do apoio a docentes na elaboração de cursos sobre o Canadá, em sua área de especialização, que serão incorporados de forma regular em sua disciplina. O programa permite ao bolsista viajar ao Canadá para reunir as informações e material necessários para planejar o novo curso ou para modificar ou ampliar o conteúdo canadense de um curso já implementado. Cursos comparativos podem ser considerados “cursos sobre o Canadá” com substancial conteúdo canadense (33% ou mais).

Para ambos os programas acima, a bolsa consiste em uma contribuição para a aquisição da passagem aérea internacional (máximo de $2.000,00 dólares canadenses, dependendo da região de destino no Canadá) e também em uma subvenção semanal no valor de $800,00 dólares canadenses para as despesas no Canadá, por um máximo de quatro semanas.

A bolsa Doctoral Student Research / Bourses de recherche de doctorat tem por objetivo promover o conhecimento e a compreensão sobre o Canadá e apoiar o desenvolvimento dos estudos canadenses. Ela visa apoiar estudantes de doutorado, matriculados em uma instituição de ensino superior brasileira, em período integral, que estejam desenvolvendo teses diretamente relacionadas ao Canadá e que desejam realizar sua pesquisa em instituições canadenses. A bolsa consiste em uma contribuição para a aquisição da passagem aérea internacional (máximo de $2.000,00 dólares canadenses, dependendo da região de destino no Canadá) e prevê uma subvenção mensal de $1.200,00 dólares canadenses para as despesas de deslocamento e subsistência no Canadá por um máximo de seis meses, mais um complemento de $300,00 dólares canadenses, pagos ao final do programa, após entrega do relatório de pesquisa à Embaixada do Canadá.

Os candidatos devem ser fluentes em inglês ou francês, idiomas oficiais do Canadá.

O dossiê de candidatura deverá ser apresentado em 5 vias, preenchido integralmente em francês ou inglês. Dossiês de candidatura incompletos, formulários preenchidos incorretamente e a apresentação de CVs e cartas de recomendação em português poderão desqualificar o candidato.

Somente as candidaturas recebidas até 17 de novembro de 2008 serão consideradas.


Todas as candidaturas serão revisadas por um comitê de pré-seleção estabelecido pela Embaixada do Canadá, formado por representantes da comunidade acadêmica e da Associação Brasileira de Estudos Canadenses (ABECAN).

As diretrizes específicas de cada programa, bem como os formulários de inscrição encontram-se disponíveis nos sítios http://www.brasil.gc.ca, link Relações Acadêmicas, e http://www.iccs-ciec.ca.

Todas as candidaturas deverão ser encaminhadas para o seguinte endereço:

Embaixada do Canadá
Assessoria para Assuntos de Educação e Diplomacia Pública
SES – Quadra 803 – Lote 16
70410-900 Brasília – DF

Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, favor contatar:

Embaixada do Canadá
Assessoria para Assuntos de Educação e Diplomacia Pública
Tel. (61) 3424-5400 R: 3260
Comunicar erros