Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Ibero-americanas Santader / 2019 / Regulamento Bolsas Ibero-americanas Santander

Regulamento Bolsas Ibero-americanas Santander

Confira a versão em PDF.
Acesse a ficha de inscrição.
Veja plano de estudo.

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
REGULAMENTO BOLSAS IBERO AMERICANAS SANTANDER 2019 - 2020


1. Dos objetivos do Programa

O programa Becas Ibero americanas é uma iniciativa do Banco Santander promovida por meio de sua divisão Santander Universidades e visa propiciar a estudantes de graduação das universidades participantes a oportunidade de realizarem um semestre de estudos no exterior.


2. Dos requisitos de participação

  • Poderão participar alunos da Metodista, de acordo com os requisitos abaixo:
  • Alunos regularmente matriculados em cursos de graduação que encontrem correspondência nos cursos de graduação das universidades conveniadas para este programa;
  • Ser aluno com bom desempenho acadêmico;
  • Ter completado pelo menos um semestre letivo na universidade;
  • Demonstrar interesse pelo programa por meio da efetivação de sua inscrição junto ao Banco Santander;
  • Demonstrar proficiência no idioma espanhol (se aplicável);
  • Estar de acordo com o regulamento do programa;
  • Ser aluno adimplente.
  • Ter conta ativa no banco Santander
  • Entregar a documentação de candidatura na Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Metodista de São Paulo (Centro de Convivência, Campus Rudge Ramos) – Alunos EAD podem encaminhar a documentação completa via postal, para o endereço abaixo, ou solicitar o envio através do polo, por malote (verifique a disponibilidade de tal serviço em seu polo).
  • Rua do Sacramento, 230 - Rudge Ramos, São Bernardo do Campo - SP, 09640-000, Brasil.


3. Das obrigações dos participantes

  • Os estudantes deverão permanecer regularmente matriculados na universidade durante e após o programa de intercâmbio;
  • O estudante não poderá se formar na universidade do exterior;
  • Deverá concordar em cumprir o programa oficial das atividades a serem desenvolvidas no curso que realizarem na universidade do exterior e retornar à Metodista para finalizar o curso no Brasil;
  • O estudante deverá assumir todos os gastos não cobertos pelo Santander, inclusive os gastos extras relativos a transporte, alojamento, seguros saúde e de vida e refeições, do participante ou seus conjugues, dependentes ou ainda eventuais acompanhantes, que extrapolem as necessidades para a execução do objeto deste programa.


4. Das obrigações do Santander.

O Santander se compromete a assumir os custos relativos à concessão de 01 (uma) bolsa auxílio, no valor de R$12.630,90 (doze mil seiscentos e trinta reais e noventa centavos Valor equivalente a €3.000 (três mil euros) convertidos pela cotação do BC de 26/10/2018 a ser depositado diretamente na conta mantida pelo estudante junto ao Banco Santander em Dezembro/2019.

O valor disponibilizado para o contemplado deverá cobrir os gastos com passagem aérea, estadia, alimentação e custos acadêmicos, se aplicável.


5. Das obrigações da Metodista:

Realizar todo o procedimento de seleção e indicação ao Santander do(a) aluno(a) que participará do programa. 

Manter o Banco Santander informado com relação ao status do(a) aluno (a) selecionado (a) conforme os itens 2 - requisitos de participação e 3 - obrigações dos participantes, descritos neste edital.

Manter a parceria existente com o banco até a completa utilização dos benefícios

Avaliar o conteúdo programático do curso objeto do presente programa, procurando verificar a sua adequação aos objetivos perquiridos pela universidade.

Parágrafo único: As bolsas concedidas para o programa consistem em um semestre de estudos em universidades Espanholas, Portuguesas, Argentinas ou Chilenas conveniadas à Metodista, e pode ser realizado no primeiro ou segundo semestre do ano de 2020.

6. Do processo de inscrição

Os estudantes devem realizar sua inscrição por meio do aplicativo Santander Universidades, até 07.08.2019 às 23h59min (horário de Brasília) e entregar documentação na Assessoria de Relações Internacionais no mesmo período. Os documentos a serem entregues são:

  • Carta de Motivação para participação no programa manuscrita (no idioma espanhol, apenas se o interesse for fazer o intercâmbio em universidade cuja língua é o espanhol)
  • Curriculum Vitae (em espanhol se necessário)
  • Carta de recomendação de um professor ou coordenador,
  • Formulário de Plano de Estudos conforme anexo
  • Histórico escolar da Universidade
  • Cópia do passaporte, caso já tenha passaporte válido;
  • Formulário de Inscrição conforme anexo.

 

*Não serão consideradas as inscrições dos estudantes que não entregarem a documentação na Assessoria de Relações Internacionais, conforme datas acima.

As inscrições devem ser também realizadas através do site: https://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/internacionais/Paginas/ibero-americanas.aspx

Local para entrega dos documentos: Assessoria de Relações Internacionais – Centro de Convivência - Campus Rudge Ramos.


7. Do processo de seleção

Critérios e calendário para a seleção dos estudantes

Avaliação dos históricos escolares, das cartas de motivação, recomendação e Curriculum Vitae. Serão considerados os estudantes com melhores notas e que melhor apresentarem seus objetivos para participação no programa.

Os 10 primeiros alunos classificados na avaliação dos históricos escolares, cartas de motivação, recomendação e Curriculum Vitae serão convocados para uma entrevista em que deverão apresentar pessoalmente as suas motivações e justificativa para participação no programa. Nesta fase, serão selecionados os alunos que demonstrarem fazer melhor uso do benefício oferecido. Serão considerados critérios de postura do estudante, aspirações profissionais e acadêmicas, perfil socioeconômico e resultados esperados com a realização do programa.

Esta fase será realizada na semana de: 08.08.2019 a 31.08.2019

A comissão selecionadora se reserva o direito de manter em sigilo os dados dos participantes do processo seletivo e assim como os resultados obtidos pelos candidatos durante o processo de seleção.

Parágrafo único: Não poderão participar da seleção estudantes que já tenham se beneficiado com bolsa internacional patrocinada pelo Santander ou pela Metodista.

As universidades conveniadas com a Metodista para acolhimento dos estudantes são:

Argentina
Universidade do Centro Educacional Latino Americano - UCEL http://www.ucel.edu.ar/

Chile

Espanha


México


Portugal

*(caso seja escolhida uma das Universidades: Coimbra (Portugal), Porto (Portugal) ou Salamanca (Espanha) o estudante não estará isento das mensalidades que são em média 600 euros por semestre de acordo com a quantidade de disciplinas escolhidas pelo aluno.

O processo será coordenado pela Pró-reitoria de Graduação da Metodista junto a Assessoria de Relações Internacionais (ARI).

8. Divulgação dos Resultados
Os resultados finais serão divulgados em 01.09.2019 e os candidatos aprovados deverão confirmar a participação assinando o termo de compromisso e responsabilidade até 20.09.2019.

Casos omissos ou duvidosos deverão ser objeto de análise da Reitoria.
 

São Bernardo do Campo, 05 de maio de 2019

Comunicar erros

Próximos Eventos
Metodista promove palestra sobre a importância da Gestão de TI em tempos de Transformação Digital 01/08/2019 - 29/08/2019
Aula magna do Póscom discute "Intolerância e estudos do imaginário no Brasil" 28/08/2019 14h00 - 17h00 — Auditório do edifício Capa (Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos - São Bernardo do Campo)
III Colóquio Internacional do grupo de pesquisa RIMAGO discute papel das imagens nas religiões 29/08/2019 14h00 - 12h30
XII Simpósio Nacional de Psicologia da Saúde será realizado em setembro 10/09/2019 - 11/09/2019 — Auditório Ed. Sigma - Campus Rudge Ramos (R. Alfeu Tavares, 112, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo – SP)
Programa de Pós-Graduação em Educação celebra 20 anos com evento 24/09/2019 - 26/09/2019 — Auditório Capa
Próximos eventos…
X