Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Cursos / Curta duração / Instituto Politécnico da Guarda – Portugal - 2016 / 2016

Edital - Intercâmbio Acadêmico no Instituto Politécnico da Guarda

Confira a versão em PDF


Edital de Abertura de Vagas para o Programa de Intercâmbio Acadêmico de curta duração com o Instituto Politécnico da Guarda – Portugal

Pelo presente instrumento a Direção da Escola de Gestão e Direito e a Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Metodista de São Paulo tornam pública a abertura de vagas para o programa de intercâmbio acadêmico de curta duração, com o Instituto Politécnico da Guarda, Portugal, referente ao ano de 2016.

Do Instituto Politécnico da Guarda

O Instituto Politécnico da Guarda é uma instituição de ensino superior orientada para a formação de alunos, a realização de atividades de pesquisa e investigação, a prestação de serviços à comunidade e o intercâmbio cultural, científico e técnico com outras instituições nacionais e estrangeiras.

Foi criado em 1980, pelo Decreto-Lei nº 303/80, de 16 de Agosto, mas só em finais de 1985 viu traçadas as suas bases de implementação definitiva.
Em 1986, a Escola Superior de Educação iniciou as suas atividades letivas e recentemente passou a ser designada por Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto.

No ano seguinte, foi a vez da Escola Superior de Tecnologia e Gestão abrir as suas portas.

Em 1988, foi integrada a Escola Superior de Enfermagem no Ensino Superior Politécnico, sendo recentemente convertida, através da Portaria nº 235/2005, de 3 de Março, em Escola Superior de Saúde.

Em 1999, foi implementada a Escola Superior de Turismo e Hotelaria, em Seia.

O Instituto Politécnico conta assim, com 4 Escolas Superiores:

  • Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto;
  • Escola Superior de Saúde;
  • Escola Superior de Tecnologia e Gestão;
  • Escola Superior de Turismo e Hotelaria.

Atualmente a comunidade discente deste Instituto ronda os 2800 alunos, sendo o corpo docente formado por cerca de 250 professores. Oferece 20 licenciaturas, aproximadamente 13 Mestrados e, no passado ano letivo iniciou a lecionação de novos cursos de qualificação de nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações, conferentes de um Diploma de Técnico Superior Profissional.

A instituição dispõe dos seguintes serviços: Presidência, Divisão Financeira, Divisão de Recursos Humanos, Divisão dos Serviços Académicos, Unidade de Formação, Investigação e Desenvolvimento, Serviços Técnicos, Gabinete Jurídico, Gabinete de Informação e Comunicação, Gabinete de Mobilidade e Cooperação, Gabinete de Avaliação e Qualidade, Centro de Informática, Serviços de Documentação e Reprografia, Gabinete de Formação, Cultura e Desporto, Serviços de Ação Social, Biblioteca, Piscina e Laboratórios.

Da relação entre o IPG e a UMESP

A internacionalização foi, desde sempre, uma das prioridades do Instituto Politécnico da Guarda, estando envolvido em atividades de intercâmbio e cooperação interinstitucional desde a sua criação.

Em agosto de 2012, foi firmado o Protocolo de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural entre o Instituto Politécnico da Guarda e a Universidade Metodista de São Paulo, tendo por objetivo desenvolver e fomentar a cooperação no campo da ciência e da pesquisa, por meio da execução de atividades de intercâmbio docente e discente e da promoção e divulgação de projetos e pesquisas científicas e tecnológicas.

Durante este período foi possível estabelecer atividades de intercâmbio em nível de mobilidade de estudantes e docentes, ao mesmo tempo que havia sido criada uma relação mutua de confiança, que culminou no interesse mútuo da realização em parceria de um curso de curta duração nas áreas da gestão/administração.

Da Estrutura do curso

A ideia central do curso é possibilitar a mescla de estudantes brasileiros e estudantes portugueses, para que compartilhem experiências e realizem juntos, um minicurso de gestão, com seminários oferecidos por professores brasileiros e professores portugueses, em que se abordará questões estratégicas dos dois mercados, as competências requeridas para o desempenho organizacional influenciadas por cenários culturais, histórico-geográfico, político- econômico e educacionais distintos.

Depois dos seminários os estudantes terão a incumbência de realizar um trabalho acadêmico, orientado pelos professores acompanhantes escrevendo um artigo científico, ou outro trabalho sob orientação dos professores, relatando sobre a experiência internacional e sobre o que aprenderam durante o curso. Os melhores trabalhos poderão ser submetidos a publicação em revistas científicas e os alunos brasileiros receberão créditos pelo trabalho.

O curso está estruturado em seções de natureza teórica (seminários/workshops) e visitas a empresas relacionadas com a temática da gestão (programação a ser definida).

Do calendário

  • Período de inscrições: de 23/11/2015 a 19/02/2016
  • Processo de seleção na Metodista: 22 a 26/02/2016 seleção dos alunos inscritos e envio da documentação às IE estrangeira, caso o aluno seja aprovado.
  • Divulgação dos nomes dos selecionados até 04/03/2016.
  • Compra da passagem: até 31/03/2016
  • Pagamento do programa até 31/08/2016
  • Viagem de 10 a 21/10/2016

 

Da elegibilidade e número de vagas
Estudantes de todos os cursos da EGD e egressos podem se inscrever. Haverá 20 vagas disponíveis.

Da inscrição
A inscrição deverá ser realizada na Assessoria de Relações Internacionais mediante entrega de ficha de inscrição e comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

Taxas de Inscrição e pagamento do custo do programa

A taxa de inscrição é de R$ 989,00 e não é reembolsável em caso de desistência. No entanto, caso o aluno não seja aprovado no processo seletivo, a taxa será reembolsada.

O custo do programa será o preço da passagem aérea, mais o custo da acomodação em Portugal (em média 20 euros por dia ) e 300,00 euros de custo dos transportes terrestres, almoços, entradas em museus e custos administrativos do programa.

O pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado para a agência parceira na organização da viagem.

Da seleção:
A seleção dos alunos inscritos será feita por comissão nomeada pela Assessoria de Relações Internacionais e os critérios de seleção serão:
Aproveitamento acadêmico
Reputação do aluno durante o período acadêmico na Metodista
Nível de maturidade e capacidade de adaptação do estudante
OBS: para participar da seleção o aluno deverá ter estudado pelo menos um semestre completo na Universidade Metodista de São Paulo.
Egressos podem se inscrever.


São Bernardo do Campo, 17 de novembro de 2015.

Prof. Dr. Fulvio Cristofoli
Diretor da EGD
Profa. Ma. Vanessa Martins
Assessora de Relações Internacionais da UMESP

Comunicar erros

Próximos Eventos
Semana de Filosofia 2019 14/10/2019 - 17/10/2019
XVI Semana Acadêmica do curso de Farmácia 14/10/2019 - 18/10/2019 — Campus Planalto da Universidade Metodista de São Paulo
Do projeto à pesquisa em comunicação: graduação e pós-graduação 16/10/2019 12h15 - 19h15 — Sala 412 do edifício Delta no campus Rudge Ramos (Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos - São Bernardo do Campo)
Palestra Crimes Cibernéticos 16/10/2019 18h00 - 19h30 — Auditório Marcio de Moraes, edifício Sigma
XXI Congresso Metodista de Iniciação e Produção Científica - EaD 21/10/2019 - 25/10/2019 — Universidade Metodista de São Paulo
Próximos eventos…
X