Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria de Relações Internacionais / Cursos / Curta duração / San Jorge de Zaragoza – Espanha / Edital - Intercâmbio Acadêmico na Universidad San Jorge Zaragoza - 2019

Edital - Intercâmbio Acadêmico na Universidad San Jorge Zaragoza - 2019

Confira a versão em PDF.

Edital - Intercâmbio Acadêmico na Universidad San Jorge Zaragoza da Espanha– Missão Intensiva de estudos em Comunicação, Marketing e Tecnologia

Edital de Abertura de Vagas para o Programa de Intercâmbio Acadêmico de curta duração com a Universidad San Jorge Zaragoza

Pelo presente instrumento a Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Metodista de São Paulo torna pública a abertura de vagas para o programa de intercâmbio acadêmico de curta duração, com a Universidad San Jorge de Zaragoza, Espanha, referente ao ano de 2019.

Da Universidad San Jorge Zaragoza - USJ

Uma universidade moderna, conta com 14 cursos de graduação, 9 mestrados e 3 doutorados distribuídos em 3 grandes escolas: Escola de Comunicação e Ciências Sociais, Escola de Ciências da Saúde e Escola de Arquitetura e Tecnologia. Está situada em uma região com aproximadamente setecentas mil pessoas imersas em uma riquíssima herança histórica e artística, graças a seus mais de dois mil anos de história. Algumas vezes conhecida como “A Cidade das Quatro Culturas”, está localizada às margens do Rio Ebro, a meio caminho das cidades de Madrid e Barcelona, uma hora e meia de ambas as cidades com trem de alta velocidade. Zaragoza é uma cidade pequena, segura e com bom transporte público, boa acomodação e repleta de vida estudantil, muito bem conectada a outras partes da Espanha. É uma universidade onde a perspectiva internacional é mandatória, pois possui uma estratégia transversal da internacionalização que permeia e integra todas as atividades acadêmicas, proporcionando aos estudantes excelente preparo para operar em um ambiente global.

Grupos de pesquisa da USJ

GAIAS: Cuidados na saúde e envelhecimento saudável
IPHYSIO: Fisioterapia
Valor A: Avaliação funcional e melhoria do desempenho na saúde
I-Pharma: Farmácia
GreenLife: Ecotoxidade e Quimica Verde
ECO2chem: Ciências Ambientais
Open Source Architecture
SVIT: Variabilidade de Software para coisas da internet
CWG: Grupo de trabalho Cyberspace
COMINEL: Comunicação, Inteligência Emocional e Liderança
OAA: Observatório Audiovisual Aragonese
Comunicação, jornalismo, política e cidadania
SOCUCO: Sociedade, Cultura e Comunicação
MITLHE: Inovação multidisciplinar no ensino e aprendizagem
Sociedade e Interculturalidade

Da Estrutura do intercâmbio

O propósito do intercâmbio é possibilitar a imersão intercultural dos estudantes brasileiros nos diferentes níveis: tecnológico, bacharelado e pós-graduação para que compartilhem experiências e realizem junto aos estudantes espanhóis, um minicurso na área de Comunicação, Sustentabilidade e Globalização, com seminários oferecidos por professores brasileiros e professores espanhóis, em que se pretende abordar questões estratégicas dos dois mercados, as competências requeridas para o desempenho organizacional influenciadas por cenários culturais, histórico-geográfico, político- econômico e educacionais distintos.

A Missão terá duas semanas de duração e está estruturada em seções de natureza teórica (seminários/workshops) e visitas a empresas relacionadas com a temática da comunicação, sustentabilidade e globalização (programação a ser definida).

A primeira semana de intercâmbio será uma vivência intensiva da cultura da cidade com o estudo do Festival da Nossa Senhora do Pilar e a segunda semana a desenvolvimento de atividades acadêmicas e participação em visitas técnicas.

Todos os alunos receberão certificado de participação em atividade acadêmica internacional.

Específico para os estudantes de pós-graduação

Estudantes de Mestrado e Doutorado em Comunicação poderão oferecer seminários a respeito das suas produções acadêmicas desde que estejam dentro da linha de trabalho do programa. Os estudantes de mestrado e doutorado receberão ainda créditos por acompanhar a produção dos trabalhos dos alunos de graduação, a título de estágio docente. Será solicitado aos estudantes de pós-graduação a apresentação de um artigo científico que poderá ser produzido em parceria com alunos ou professores espanhóis, dentro de sua linha de atuação, a ser publicado em edição especial da revista Comunicação & Sociedade (B1).

Específico para estudantes de graduação

Como resultado da participação nos seminários os estudantes de graduação terão a incumbência de realizar um trabalho acadêmico, orientado pelos professores acompanhantes e doutorandos. As atividades valerão horas de atividades complementares de acordo com as regras relativas a cursos e workshops.

As faltas da semana de viagem que não corresponde ao recesso escolar deverão ser abonadas pelos respectivos professores do semestre.

OBS.: os alunos tecnólogos, deverão produzir, também, um relatório contendo dados a respeito das atividades diárias, durante a visita, envolvendo e relacionando aspectos de sua formação com a cultura local. Esse documento deverá ser entregue, até 5 dias após o retorno ao Brasil.

Do calendário

  • Período de inscrições: de 15/03/2019 a 12/04/2019;
  • Processo de seleção na Metodista: ocorrerá ao final do processo de inscrição. Os alunos aprovados receberão o aceite formal por e-mail e serão encaminhados a formalizar a participação por meio do pagamento de taxa de inscrição;
  • De 19/04 a 26/04/2019 envio da documentação à IE estrangeira, caso o aluno seja aprovado;
  • Divulgação da lista dos nomes dos selecionados e aprovados até 17/04/2019;
  • Compra da passagem: até 30/04/2019;
  • Pagamento do programa até 30/08/2019;
  • Viagem de 05 a 19/10/2019 (datas sujeitas a alterações).


Da elegibilidade e número de vagas

Estudantes de todos os cursos de Comunicação, Administração, Engenharias e os da modalidade Tecnólogos, ou interessados na área podem se inscrever. Haverá 20 vagas disponíveis para estudantes.

Da inscrição

A inscrição deverá ser realizada na Assessoria de Relações Internacionais, localizada no Centro de Convivência, campus Rudge Ramos, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 21h, mediante entrega de ficha de inscrição, ou com os seguintes professores:
Prof. Dr. Laercio Bento - docente de CST Marketing e-mail:
Prof. Me. Alessandra Simões – Docente do curso de Engenharia e-mail: .

Taxas de Inscrição e pagamento dos custos do programa

Para efetivar a participação o estudante selecionado deverá pagar a taxa de inscrição no valor R$ 989,00. Esta taxa somente será paga pelos alunos efetivamente selecionados e não é reembolsável em caso de desistência.

Custo total do programa*

O custo do programa será:

  • A taxa de inscrição no valor de R$ 989,00 (reais) para os alunos devidamente selecionados;
  • O custo da passagem aérea, trecho São Paulo – Madrid, Madrid – São Paulo, no período da viagem; (custo estimado de 600 euros – cotação de 14/03/2017 – aproximadamente R$ 2500,00);
  • O custo da acomodação em Zaragoza, em média de 600 euros para o período, sem café da manhã (custo estimado com base na cotação de 14/03/2017 – aproximadamente R$ 2000,00);
  • O custo da alimentação em Zaragoza – custo médio de 8 euros por refeição;
  • O custo de 115,00 euros pelos transportes terrestres e visitas técnicas;
  • O custo das passagens de Trem de Alta Velocidade (Renfe), de Madri (Estação Cercanías-Atocha) a Zaragoza (Estação Delícias), é de R$ 383,08 (em 15/mar/19), ida e volta.

É ainda obrigatória a aquisição de um seguro viagem internacional que fica a critério do participante qual seguro contratar.

*Observar possíveis variações nos custos, em função de flutuações nas moedas envolvidas.

Forma de pagamento

O participante deverá arcar com o pagamento da inscrição no ato da confirmação de sua seleção e da passagem aérea de acordo com o calendário disponível neste edital. A passagem aérea normalmente pode ser dividida em várias vezes no cartão de crédito de acordo com cada companhia aérea. Os demais valores de hospedagem, alimentação e trens deverão ser provisionados pelo participante para quitação em até 30 dias antes da viagem. Ficará a critério de cada participante a contratação da hospedagem junto à agência de viagens ou aos hotéis diretamente.

Hospedagem

A hospedagem poderá ser feita em alojamento por indicação da Universidad San Jorge Zaragoza em suas dependências ou em hotéis próximos ao campus, em quartos duplos (sujeito a confirmação e disponibilidade).

Da Seleção

 

A seleção dos alunos inscritos será feita por comissão nomeada pela Assessoria de Relações Internacionais e os critérios de seleção serão:
1) Motivações para participar do projeto.
2) Aproveitamento acadêmico.
3) Reputação do aluno durante o período acadêmico na Metodista.
4) Nível de maturidade e capacidade de adaptação do estudante.
OBS: para participar da seleção o aluno deverá ter estudado pelo menos um semestre completo na Universidade Metodista de São Paulo.


São Bernardo do Campo, 15 de março de 2019.
Relações Internacionais
Universidade Metodista de São Paulo

Comunicar erros

X