Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Análise e Desenvolvimento de Sistemas / Sobre

Sobre o Curso

Presencial: inscrições abertas.


EAD: inscrições abertas.


A constante necessidade de atualização dos sistemas pelas empresas requer uma contínua tarefa de programação e análise, mesmo para produtos já existentes. Por isso, com o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o aluno terá contato com tecnologias desenvolvidas pela Ciência da Computação, com ênfase na área de programação de computadores e desenvolvimento de sistemas, abrangendo programação nos paradigmas estruturado, orientado a eventos e a objetos, a programação baseada em componentes, desenvolvimento de sistemas para Web, computação móvel, sistemas em rede, Banco de Dados e em programação gráfica 3D com aplicação de técnicas da engenharia de software.

O curso tem aulas práticas em laboratórios de informática, redes de computadores e de hardware e possui laboratórios de informáticas completos, que possibilitam o aprendizado prático. Por meio do ambiente laboratorial, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece treinamento tanto na Engenharia de Software e seus processos e modelos quanto nas linguagens mais utilizadas como Java (Aplicação, Applet, Servlet, JSP, Midlet), a ferramenta ASP.Net e suas linguagens VBasic e C#, SQL, o plSQL da Oracle, JavaScript e C++. Ao cursar o tecnólogo, o aluno terá a oportunidade de trabalhar em projetos reais, que são buscados no mercado para que já saia da Universidade com uma experiência de mercado importante.

Além dos laboratórios, a Metodista conta com importantes parcerias com grandes empresas do mercado, como Sun, Microsoft, IBM, Oracle, Ericsson, Cisco, Festo, Nortel. Desta forma, o aluno terá acesso às tecnologias de ponta.

O curso também promove e participa de eventos, os quais os alunos têm oportunidade de interagir com representantes dessas empresas, assistir palestras ou minicursos e obter capacitação tecnológica.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Presencial

Análise e Desenvolvimento de Sistemas - A Distância

 

O profissional


Decorrente da informatização nas empresas modernas, o profissional analista e desenvolvedor de sistemas possui um amplo mercado de trabalho, seja nas empresas privadas ou públicas, no desenvolvimento local de programas, seja nos “software houses”, onde o produto é o software.

Com o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Metodista, o aluno poderá atuar na área de informática na operação e programação de computadores; manipulação e transformação de dados; gerenciamento e projeto de softwares; análise de sistemas, modelagem, especificação, implantação, teste e validação de software; personalização e regionalização de sistemas às novas necessidades que surgirem; e no uso da tecnologia computacional na solução de problemas de negócios. Poderá ainda atuar como consultor e prestador de serviços.

 

Mercado de trabalho

Com uma formação mais específica sobre Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o tecnólogo formado chega mais rápido ao mercado de trabalho porque, durante o cumprimento do itinerário formativo do curso, receberá certificados de qualificação profissional, que estimulam a inserção no mercado de trabalho.

Ao cursar este tecnólogo, o aluno poderá atuar em empresas privadas ou públicas, na análise e projeto de sistemas, na operação e programação de computadores, na manipulação e transformação de dados e no gerenciamento de projetos de softwares. O curso capacita também os estudantes para o uso de banco de dados, computação móvel, computação gráfica 3D e programação de sistemas em rede.

Isso significa que os tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas estão prontos para ocupar as vagas nas áreas em que são aplicadas tecnologias desenvolvidas pela Ciência da Computação, com ênfase na área de programação de computadores e no desenvolvimento de software.

 

Perfil do egresso


Os egressos do curso são profissionais que estarão aptos a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades na área de informática. Em especial, o egresso, como tecnólogo, irá aplicar tecnologia desenvolvida pela ciência da computação, na área de programação de computadores e desenvolvimento de software, em problemas práticos encontrados na área de negócios de uma empresa. Esta pesquisa aplicada à solução de problemas computacionais utiliza tecnologia existente na área, não obstante, o tecnólogo deve manter uma busca constante pela inovação tecnológica no desenvolvimento de programas.

A atuação aplicada define processos de desenvolvimento de produtos e serviços, sobre os quais se torna importante um raciocínio lógico-matemático, inerente à função de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Dentre os serviços de atuação do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, se destaca:

  • Raciocínio Lógico-Matemático;
  • Programação de computadores;
  • Operação de sistemas computacionais;
  • Manipulação e transformação de dados;
  • Criação e gerenciamento de projetos de softwares;
  • Modelagem, especificação, implantação, validação e teste de softwares, segundo os fundamentos da Engenharia de Software;
  • Definição e aplicação de métricas para controle de qualidade no desenvolvimento de software;
  • Desenvolvimento de sistemas para Web integrados com sistemas de dados;
  • Desenvolvimento de sistemas para computação móvel;
  • Desenvolvimento de programas orientados a componentes;
  • Trabalho com novas tecnologias de softwares;
  • Desenvolvimento de programas que interagem com sistemas gerenciadores de Banco de Dados;
  • Trabalho com Banco de Dados, instalando e mantendo os softwares;
  • Desenvolvimento de softwares que interagem com redes de computadores e sistemas operacionais;
  • Personalização e regionalização de sistemas computacionais;
  • Adaptação de um software às novas necessidades que surgirem;
  • Aplicação de tecnologia computacional na modelagem e desenvolvimento de programas;
  • Consultoria na área de programação de computadores e desenvolvimento de software.


De forma complementar, mas no mesmo nível de importância, a atuação do tecnólogo deverá ser regida por um comportamento cidadão, ético e com responsabilidade social. A sua atuação deverá ser marcada por uma atitude empreendedora.

O tecnólogo poderá dar prosseguimento a seus estudos ingressando em programas de pós-graduação. 

Comunicar erros

ANDRÉ PERIN - COORDENADOR
André Perin
Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento sobre esse curso: