Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Análise e Desenvolvimento de Sistemas / E-commerce é destaque em curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

E-commerce é destaque em curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

05/11/2014 21h15 - última modificação 05/11/2014 21h20


Graduação tecnológica tem 25% das aulas em práticas de laboratórios


100 milhões de internautas e mais da metade (51,3 milhões) utilizaram a internet para adquirir algum produto em 2013.

Os números da web e do comércio eletrônico no Brasil são ascendentes e desconhecem crise, segundo dados da E-bit, empresa especializada em informações de mercado. Por isso, o e-commerce passou a ser um dos destaques no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Universidade Metodista de São Paulo. Um módulo inteiro -- no 4º semestre – é dedicado à implementação de uma plataforma de comércio eletrônico, de olho em um mercado que só no ano passado cresceu nominalmente 28% e tornou-se grande demandante de profissionais.

“Nosso curso acompanha de perto as tendências do mercado e enfatiza o aprendizado prático, com pelo menos 25% das aulas dadas em laboratórios”, cita André Luiz Perin, coordenador da graduação, que tem perfil tecnológico, com dois anos e meio de duração.

Colocar o aluno alinhado com a atualidade é a preocupação básica. Do primeiro módulo, quando o futuro profissional é introduzido em um projeto de desenvolvimento de sistemas, até o quinto semestre, voltado à implementação de um programa mobile para Android, a grade curricular de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é movida a temas do momento. Afinal, no mundo online de hoje, pouco duvidam de que a Tecnologia da Informação é a locomotiva que puxa a produtividade e a qualidade das corporações.

“Logo no primeiro semestre apresentamos um projeto simples, como um pequeno jogo, para passar ideias do que é programar um sistema de maneira profissional. Mas a cada semestre temos um tema de projeto fixo. No segundo período, por exemplo, fazemos a especificação de um sistema CRM (Customer Relationship Management) e no terceiro período há a implementação desse CRM. No quarto semestre desenvolvemos um e-commerce e no quinto realizamos a implementação de um projeto Android”, descreve professor André Perin.

Desafio da qualificação     

A colheita por parte das empresas está francamente favorável aos profissionais de TI, como mostra recente pesquisa com CFOs (Chief Financial Officer, ou diretores financeiros) de várias partes do mundo feita pela American Express. No Brasil, 40% deles dizem que a necessidade de mão-de-obra qualificada é o maior desafio da Tecnologia da Informação. “Nas aulas teóricas nossos alunos têm uma visão do mercado de trabalho, por isso enfatizamos muito a prática do dia-a-dia. São pelo menos 600 horas dentro dos laboratórios para haver essa dinâmica de ensino”, expõe o coordenador.

Cada turma começa com um case no segundo semestre e vai até o quarto módulo com o mesmo tema. A cada semestre agrega-se valor ao projeto, para deixá-lo completo. “Essa é a ideia. Já fizemos projetos de empresas de utensílios plásticos, de cadeiras, patinetes e bicicletas. Todos são suportados pela Engenharia de Software e com ferramentas de mercado”, registra o professor.

O curso tem aulas práticas em laboratórios de informática, redes de computadores e de hardware. A Metodista conta ainda com parcerias com grandes empresas do mercado, como Sun, Microsoft, IBM, Oracle, Ericsson, Cisco, Festo e Nortel – outros caminhos pelos quais o aluno acessa tecnologias de ponta.
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas enfatiza a área de programação de computadores e desenvolvimento de sistemas, abrangendo a programação nos paradigmas orientados a eventos e a objetos, além de programação baseada em componentes, desenvolvimento de sistemas para Web, computação móvel, sistemas em rede, Banco de Dados e em programação gráfica 3D com aplicação de técnicas da engenharia de software. Saiba mais em http://portal.metodista.br/analise-e-desenvolvimento-de-sistemas/sobre

 

 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ANDRÉ PERIN - COORDENADOR
André Perin
Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento sobre esse curso: