Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Administração / Notícias / Trabalho da Metodista com economia solidária no Montanhão é publicado em livro na Inglaterra

Trabalho da Metodista com economia solidária no Montanhão é publicado em livro na Inglaterra

Experiência já havia sido divulgada no ano passado nos Estados Unidos

09/05/2017 16h40 - última modificação 09/05/2017 16h43

O trabalho com economia solidária desenvolvido no Montanhão, em São Bernardo, pela Universidade Metodista de São Paulo acaba de ganhar as páginas de mais uma publicação internacional. A experiência de alunos e professores naquele bairro periférico entre 2009 e 2011, que rendeu um livro no Brasil, teve capítulo publicado na Inglaterra na obra “Towards just and sustanaible economies - The social and solidarity economy North and South” (Rumo a economias justas e sustentáveis - A economia social e solidária de Norte a Sul).

A publicação britânica enfatiza a economia solidária como alternativa para o que descreve como crise do capitalismo, desigualdade social crescente, recursos naturais esgotáveis e mudanças climáticas exigindo novo modelo de desenvolvimento.

O programa de pesquisa-ação de três anos desenvolvido pela Metodista no Montanhão ofereceu programas e ferramentas de gestão e capacitação em tecnologias sociais-comunitárias, destacando sempre o conhecimento cultural e local. Com apoio da Associação de Resgate Humano e Cidadania Padre Léo Comissari, uma rede solidária do bairro, a Metodista adaptou metodologia de plano de empreendedorismo à economia solidária, gerando renda e qualidade de vida àquela comunidade.

No capítulo publicado no “Towards just and sustanaible economies”, de número 8, destaca-se como esse Projeto de Extensão envolvendo alunos de administração e gestão ambiental criaram nova plataforma de valores baseada no desenvolvimento coletivo, habilidades associativas e conscientização ambiental, especialmente entre as mulheres, que representavam 70% do movimento da economia solidária local.

A experiência já havia resultado no livro da Escola de Gestão e Direito Trabalho, Economia Solidária e Desenvolvimento Social - O caso da Rede de Economia Solidária na Comunidade do Montanhão em SBC/SP – 2012, dos professores Luiz Roberto Alves, da Pós-graduação em Administração; Marco Aurélio Bernardes e Victor Gil Neto, do curso de Administração; e Waverli Neuberger, professora e coordenadora do Centro de Sustentabilidade e do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. No ano passado, o trabalho foi publicado no International Journal of Sustainable and Green Energy, dos Estados Unidos.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , ,

ANDREA LEITE - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 

administra.jpg 

 

Receba informações de oferecimento deste curso

 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: