Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Administração / Notícias / Professor Luciano Venelli preside comissão do Administrador Emérito de 2014

Professor Luciano Venelli preside comissão do Administrador Emérito de 2014

30/10/2014 21h59

Calfat, prof. Venelli e Sigollo, do CRA. Foto: Divulgação

A homenagem de Administrador Emérito de 2014 organizada pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo contou com colaboração destacada do diretor da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista, professor Luciano Venelli Costa. Além de entregar o diploma ao vencedor Raul Calfat, presidente do Conselho de Administração da Votorantim Participação, professor Venelli presidiu a comissão avaliadora do prêmio deste ano.

“Representei a área acadêmica, junto com o vice-presidente para assuntos acadêmicos do CRA-SP e o vice-presidente acadêmico da ESPM, dentre 10 membros da comissão”, comenta o diretor da FAE Metodista, satisfeito com a participação, pois foi sua estreia na realização dessa tradicional homenagem, que já soma 33 edições, e com a responsabilidade máxima do processo avaliativo.   

A escolha do Administrador Emérito recebe indicação do público em geral e o eleito é contemplado de uma lista tríplice final. De 260 indicações este ano, 59 atendiam aos pré-requisitos obrigatórios. A partir daí começou o trabalho da comissão. Em uma primeira reunião, das 59 indicações, extraíram-se 22 nomes para serem estudados pelos membros da comissão e pelo CRA. “Na segunda reunião, com mais informações sobre os 22, em poucas rodadas de discussão chegamos à lista tríplice enviada para a diretoria do Conselho Regional, já em ordem de preferência. O nome do administrador Raul Calfat foi, então, confirmado pela diretoria do CRA”, relata professor Venelli.

Além do diploma, Raul Calfat recebeu a “Grã Cruz da Administração” do presidente do CRA-São Paulo, Walter Sigollo, em cerimônia na Capital que reuniu 450 participantes dia 30 de setembro último.

Imagem e liderança

O convite ao diretor da Metodista foi atribuído ao constante diálogo que a universidade mantém com o Conselho Regional de Administração.

“Temos objetivos comuns, como fortalecer a imagem do administrador perante o mundo empresarial e a sociedade em geral. Há 10 anos a Metodista lidera o Uniforum ABC, evento em parceria com o CRA e mais 13 instituições de ensino da região, que reúne cerca de 1.700 alunos uma vez por ano em um momento de integração e aprendizagem. A participação com o CRA na escolha do Administrador Emérito reforça a presença da universidade e do curso de Administração não só no meio acadêmico, mas em um efetivo diálogo com profissionais do mercado, refletindo a importância da nossa formação voltada para a prática profissional, já reconhecida no Grande ABC e agora divulgada aos profissionais administradores de todo o Estado de São Paulo”, considera professor Luciano Venelli.

Os desafios da carreira e da competitividade do mercado podem tomar como referência, segundo o diretor da FAE, a palavra do Administrador Emérito de 2014, Raul Calfat, que é a gestão pelo exemplo.

“Administrar hoje significa ganhar a confiança daqueles que você lidera, pois a complexidade do mundo atual exige competências que estão distribuídas em várias pessoas, e ninguém consegue administrar sem o comprometimento destas pessoas. Este comprometimento só vem com a confiança na sua liderança e na direção que você aponta. Assim, o administrador tem que ter integridade, responsabilidade e um profundo senso de justiça para atrair pessoas competentes que vão ajudá-lo na gestão deste ambiente complexo”, define professor Venelli.

Sustentabilidade    

Instituída em 1982, a homenagem Administrador Emérito é concedida anualmente a um profissional que tenha se sobressaído tanto na gestão dos negócios quanto no aperfeiçoamento de organizações privadas e públicas, além de ter contribuído para o aprimoramento da administração no Brasil e se destacado no desempenho das atividades.

"Ser escolhido para Administrador Emérito me deixou orgulhoso, agradecido à comissão avaliadora e certo de que esse reconhecimento é a valorização de algo importante para a sociedade e as organizações", afirmou Raul Calfat durante a cerimônia de entrega da Grã Cruz da Administração, símbolo da homenagem. "Estar aqui é uma honra e uma responsabilidade. Recebo essa distinção dos meus pares como um aval da minha contribuição para o esforço que o CRA-SP faz para elevar a nossa profissão", completou.

Já o presidente do CRA-São Paulo, Walter Sigollo, destacou a importância da premiação como um marco para a área. “Ao reconhecer publicamente um administrador, valorizamos e fortalecemos a crença no valor da administração. No CRA-São Paulo temos priorizado o constante aprimoramento e as melhores práticas de gestão”, pontuou, acrescentando que a entidade de classe zela pela ética profissional, promove a cidadania e defende a sociedade com administradores socialmente responsáveis, referindo-se à questão da sustentabilidade. O tema foi tratado pelo homenageado Raul Calfat ao afirmar que no Grupo Votorantim enfatiza práticas que se preocupam com o meio ambiente e o futuro do planeta. “Adotamos o conceito de licença social, espécie de autorização informal que a comunidade onde a empresa atua concede aos empreendimentos e que é muito mais abrangente do que a legislação ambiental”, disse.

Calfat é formado pela Fundação Getúlio Vargas, com especialização pelo IMD (Suíça). De 2004 a janeiro deste ano foi diretor-presidente da Votorantim Industrial, onde liderou as áreas de cimentos, metais, celulose, siderurgia, suco de laranja e energia da empresa. Antes disso, foi presidente da Votorantim Celulose e Papel (atual Fibria), entre 1995 e 2003, e presidente da Papel Simão, onde iniciou a carreira como trainee em 1973 e chegou à presidência aos 36 anos. 

Entre outros, já receberam o título de Administrador Emérito Alcides Lopes Tapias, ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e presidente do Grupo Camargo Corrêa; Ricardo Pelegrini, general manager da Global Technology Services Latin America da IBM; e Eduardo de Souza Ramos, presidente dos conselhos de administração da Mitsubishi Motors do Brasil e da Suzuki. 

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ANDREA LEITE - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 

administra.jpg 

 

Receba informações de oferecimento deste curso

 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: