Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Administração / Notícias / Estudantes expõem soluções sustentáveis na 2ª Feira do Projeto de Ação Profissional

Estudantes expõem soluções sustentáveis na 2ª Feira do Projeto de Ação Profissional

Evento ocorreu no campus Rudge Ramos na segunda-feira (29)

30/05/2017 13h50 - última modificação 25/07/2017 18h10

É possível inserir o conceito de sustentabilidade dentro de pequenas e médias empresas e ainda manter, ou até aumentar, a rentabilidade do negócio? Alunos de Administração da Universidade Metodista de São Paulo provam que sim. Como parte do Programa de Ação Profissional Integrado (PAPI), os estudantes foram desafiados a inserir a sustentabilidade em empresas já existentes e encontrar soluções para produção, comercialização e descarte mais justos com o meio ambiente.

Os resultados do PAPI foram apresentados durante a 2ª Feira do Projeto de Ação Profissional – Projetos Sustentáveis na última segunda-feira (29). Além do desafio de pesquisar, encontrar empresas e pensar em soluções, os estudantes tiveram que apresentar o projeto ao público e mostrar os resultados de tanto esforço.

Analisando o volume de vendas de refrigerantes em um mercado da região do ABC, o grupo formado por Beatriz Vieira Noel, Bruna Salvador de Brito, Francisco Venâncio Bastos de Almeida, Isabela Noêmia da Silva Oliveira, Maria Grazielly Farias, Mônica Correia da Cruz e Silvania da Silva Gois, projetou um sistema de logística reversa de garrafas PET.

Bruna conta que um dos maiores desafios foi escolher um caminho dentre inúmeras ideias: “foi bem complexo, desde lidar com as pessoas até entrar em um consenso, mas foi muito bom para o nosso crescimento”. A ideia é que o consumidor do mercado devolva as garrafas PET e receba pontos a cada garrafa retornada, com 150 pontos, receberá um par de ingressos. A reciclagem das garrafas auxiliará o meio ambiente e o próprio mercado, pois serão recicladas em tecido e se tornarão uniformes para os funcionários da empresa. A cada duas garrafas é possível fazer uma camiseta e a cada três, uma calça.

A sustentabilidade, no entanto, vai muito além de apenas reciclagem, ela começa na produção. O grupo Briquetes Autorredutores investiu nessa ideia e desenvolveu o projeto para uma pizzaria de São Paulo. A proposta é utilizar material alternativo à lenha, com impactos menores ao meio ambiente. “O briquete pode ser feito de vários materiais, o que trabalhamos é feito de serragem e tem vários benefícios como alto poder calórico, baixa umidade, sem contar que é mais fácil de manusear e não gera resíduos”, explica Antonio Marcos Leite Domingos.

Esse material contribui na redução de gases poluentes e reduz o desmatamento na floresta, apesar do preço ser maior, o grupo indica que pode ajudar na economia de água e energia da pizzaria, pois não é preciso que o funcionário chegue mais cedo ao trabalho para pré-aquecer o forno. “Foi difícil implantar essa nova ideia na pizzaria porque o dono é bastante conservador, mas mostramos os benefícios e ele gostou da ideia”, conta. O trabalho foi desenvolvido por Domingos, Diego Souza Reis, Gustavo Folha Chicarelli e Marcello Andreozi Santana.

Esse medo de inovar não foi uma dificuldade para o grupo ButEco que propõe a sustentabilidade presente em todos os processos e ambiente de um bar. Desenvolvido por Alex Bruno Camolesi Alves, Beatriz Pateiro Salgado, Clara Gelcer, Fellipe Italo, Julia De Souza, Nicolas Aguiar Morata e Jose Rodolfo Saito De Lima, o projeto insere o tripé da sustentabilidade, tornando o comércio o único da região a possuir um ambiente totalmente ecológico. O óleo das frituras será trocado por produtos de limpeza, o chopp que será vendido é feito de forma ecológica e até as comandas do bar serão trocadas por materiais reciclados e comandas eletrônicas.

“É bem complicada a questão da sustentabilidade no Brasil, pois ainda sai muito caro aqui. Isso é um ponto que dificulta o desenvolvimento ecológico das empresas no País, pois o governo ainda fecha os olhos para o mercado sustentável que é o futuro”, declara Morata.

Confira fotos do evento:

Feiras de Gestão e Negócios - 2017

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , ,

ANDREA LEITE - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 

administra.jpg 

 

Receba informações de oferecimento deste curso

 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: