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Drive-thru se sobressai na III Feira de Planos de Marketing

Alunos de Administração e Comércio Exterior enfatizaram importância do marketing nos negócios

06/06/2019 17h45 - última modificação 06/06/2019 18h44

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Bike que carrega celular e hamburgueria com ambiente de magia foram alguns projetos
Agilidade, praticidade e conforto são soluções cada vez mais buscadas por consumidores e se tornam bilhete premiado das empresas se forem colocadas no centro das estratégias de marketing. Foi pensando assim que alunos de Administração e ADM-Comércio Exterior pautaram seus projetos para alavancar negócios diversos, apresentados na III Feira de Planos de Marketing da Universidade Metodista de São Paulo, nas noites de 4 e 5 de junho último.

 

O atendimento rápido de um drive-thru, por exemplo, foi idealizado em posto de combustível, padaria e supermercado, com ajuda da mão forte da tecnologia.

“Enquanto o cliente estiver abastecendo o veículo, um totem exibirá produtos disponíveis na loja de conveniência do posto. Ele seleciona o que quiser num tablet, que envia o pedido até o funcionário do estoque. Quando o motorista sai por uma janela de atendimento, retira os produtos e faz o pagamento das compras e do combustível em precisar descer do carro e em segurança”, conta Laura Schalch.

O projeto se destina a postos que já contam com lojas de conveniência, por isso o investimento previsto de R$ 90 mil é aplicado no software e tablets que compõe o sistema. O serviço se destina tanto para quem quer abastecer o veículo como para consumidores avulsos. “Levando em conta que postos com lojas de conveniência funcionam 24 horas, acabam atraindo público de estabelecimentos fechados à noite”, diz Laura, que calcula a amortização do investimento em um mês e meio. O colega de grupo Gabriel Martins acrescenta estratégias como promoção de cervejas às quartas-feiras (dia de futebol) e kit-churrasco aos domingos para engrossar a clientela.

É também para combater modelos de negócio que colocam o marketing em segundo plano que outro projeto introduz o restaurante Vinil Burguer no ramo de comida vegana. Tradicional hamburgueria de carne, o Vinil Burguer seria apresentado a um mercado que soma 14% da população no Brasil que se declara vegana. “O bairro do Butantã, onde está localizado, tem população de bom poder aquisitivo e consciente sobre sustentabilidade e preservação dos animais”, justifica a aluna Aryadne Cristina Cruz.

A ideia é implantar rodízio de miniburgers veganos com 5 tipos salgados e dois doces, além de opções de entrada, ao preço de R$ 65 por pessoa. A instalação em contêineres reutilizáveis e a cozinha envidraçada onde o preparo do alimento por ser acompanhado são outros apelos de atração do público. São projetados até 40 consumidores por noite durante a semana e 100 aos sábados e domingos. “A divulgação seria focada em sites e redes sociais, além da estação do metrô que fica bem próxima”, destacou Aryadne.

Confira os projetos apresentados:

1 - Painéis de LED
Serviços de divulgação em painéis de LED movidos por energia solar. São destinados a empresas da Grande São Paulo que queiram promover produtos e serviços de forma dinâmica e com a qualidade de painéis de LED.

Alunos: Carlos Eduardo de Souza; Giovanni Guazzelli Grosschadl; Gabriel Aguirre Bittencourt; Lais Marques; Lucas Dezan; Lucas Torres; Rodrigo Fazolin e Sarah Cerqueira.

2 - Pulseira inteligente para pressão arterial/tipo sanguíneo
A PowerHealth é uma pulseira unissex que mede a pressão sanguínea/arterial e informa o tipo sanguíneo. Mede a pressão enquanto a pessoa realiza atividades rotineiras. Diante de divergência na pressão, seja alta ou baixa, é emitida uma notificação, fazendo com que o usuário tome providências para manter o nível ideal e controlado. Pensando também em casos de transfusão de sangue com urgência, na pulseira é possível incluir o tipo sanguíneo, unindo estilo e utilidade para quem sofre de problemas de pressão e necessite dessa informação.

Alunos: Barbara Pany Agua; Carla Sérvulo; Eduarda Gonsales; Flavia Ferreira; Guilherme Bezerra; Isabella Patez; Matheus Soares; Mateus Zanon; Mayara Cruz; Wesley Servilla e Yngrid Thais.

3 - Hamburgueria temática
A Alohomora visa entreter e atrair o público que goste do mundo fictício, com cardápio diferenciado inspirado em filme. O principal diferencial é a parte decorativa, que possibilita ao público ter uma experiência única ao ser levado para o mundo de magia e bruxaria.

Alunos: Denis Willian Matheus; Gabriela Oliveira Mota; Guilherme Baradel Leite; Júlia Arandas Xavier; Mariana Laureano Borges; Mariane Machado Morales; Yara Vale e Yasmin Bianca dos Santos.

4 - Rodizio Vegano
O projeto no restaurante Vinil Burger visa ingressar no ramo de comida vegana, já que esse público cresce com números consideráveis: no Brasil, 14% da população se declara vegana, uma alta de 75% em relação a 2012. O objetivo do rodízio vegano é fidelizar o cliente com um alimento de qualidade e praticidade, considerando a vida agitada da Grande São Paulo, onde esse segmento alimentício não é encontrado com facilidade e preços acessíveis. O restaurante está localizado no Butantã, na cidade de São Paulo, outro ponto muito benéfico para o projeto, pois é um bairro de fácil acesso, próximo às linhas do metrô. Pode inclusive receber diversos tipos de visitantes e, assim, fidelizar outros clientes além dos veganos pela qualidade e atendimento.

Alunos: Andressa de Jesus Valério; Aryadne Cristina Da Silva Cruz; Giuliana Cristina Almeida; Heloisa Benicio Martins; Lucas Bispo da Silva; Lucas Querino Consentino; Mayara Julia Lima de Verçosa; Shirley Santos Andrade e Thiago de Santana Batista.

5 - Drive Thru – Sonda Supermercados
Projetado para ser instalado dentro do Sonda Supermercados, o drive thru busca oferecer praticidade/agilidade ao dia a dia das pessoas. Seu conceito é diferente pois o consumidor não precisará entrar no mercado, pegar o carrinho, percorrer vários corredores para as compras e enfrentar fila para o pagamento. Como será implantado em uma rede já existente, não será criado um novo ponto de venda para a marca. Para a funcionalidade do projeto, serão feitas cabines em que o consumidor, nos respectivos carros, faz pedidos com um sistema já implementado em todos os produtos disponíveis do mercado. No ato da compra, o consumidor seleciona seus produtos em um tablet, confirma a lista de mercadoria e a partir daí o sistema indica para qual cabine terá que se locomover para a retirada das compras. Já os funcionários que estão no estoque são responsáveis por separá-las e levá-las ao cliente após a confirmação da compra e o pagamento. Enfim, um novo conceito de supermercado.

Alunos: Gabriela Lelis Tojo; Gustavo Alves Andrade; Leonardo Schiavon Hajj; Lucas Emerice Ferreira; Rafael Cecchi Cavallieri; Renato Varano Galea e Thalita Aleixo Giolo Passareli.

6- Sala CineKids – Cinemark
O projeto consiste em uma sala dentro do Cinemark – Shopping Golden Square – São Bernardo do Campo (SP), totalmente voltada à recreação para crianças. Além de filmes infantis em cartaz atuais exibidos em diversos horários, haverá área para brincadeiras. Serviço de monitoria acrescentará maior segurança e confiabilidade ao responsável pelo menor, para que assim ele possa assistir ao seu filme com tranquilidade.

Alunos: Caroline Pires Lopes; Ellen Caroline Santos Silva; Fabio Fernandes da Silva; Felipe de Oliveira Sousa; Gabriel Lucas Candido Caroba; Georgia Lima da Silva; Henrique Nicolau; Kesia Cristina Alves; Lucimara Alves e Nathalia Brasil.

7 - Academia 3ª idade
Criação de uma empresa de serviços exclusivos para o público a partir dos 50 anos, com trabalho específico e disponibilização de produtos como roupas, alimentos e lanches voltados às necessidades da chamada 3ª idade.

Alunos: Claudio Ferreira de Almeida Junior; Fernando de Sousa Silva; Isabell Pereira Fernandes; Juliana Rodrigues dos Santos; Kleber Kawata; Klisman Gonçalves de Jesus; Marcus Vinícius Beserra; Matheus Vieira dos Santos dos Santos e Vinício Gomes de Souza.

8 - Padaria Drive Thru - Kennedy
Desenvolvimento de drive thru da padaria Kennedy, que passará a atender 24 horas por meio do sistema de atendimento rápido. A abertura em tempo integral irá requerer mais funcionários, pois permitirá ampliar o atendimento ao público que frequenta os bares da Av. Kennedy, além de facilitar a recepção aos clientes que têm pressa e não querem descer do carro para comprar pão e demais produtos de padaria.

Alunos: Amanda Ávila Sanches; Camila Franzolozo de Oliveira; Carolina da Silva Becker; Guilherme Betti Quadrante; Gustavo Franciulli Palermo; João Rafael Pereira; Nathalia Kolbe e Victor Parada Barreiros.

9 - Papel Tipo TV Folha Dupla
O papel estilo TV, folha dupla, que traz a sustentabilidade e a aderência como foco principal, é um produto inovador no mercado brasileiro, pois promove a diminuição na utilização dos consumidores finais. O público alvo são bares e restaurantes que buscam preço mais competitivos e ao mesmo tempo cuidam do meio ambiente.

Alunos: Adrielly Miguel; Bruna Zorzin; Eugenio Cavalini; Fernanda Guidorizi; Leandro Romagnolo; Matheus Galesi; Patrick Andres e Vitor Squizato.

10 - Produto estético facial
O creme Hipoalergênico facial foi criado para facilitar a vida de quem tem alergia e não pode utilizar qualquer tipo de maquiagem. Basta aplicar o creme antes da maquiagem para ter a pele protegida.

Alunos: Amanda de Oliveira Resende; Anderson Lima; Anna Beatriz Dantas; Beatriz Sopran; Gabrieli Brilhante e
Mariana Kuba.

11 - Drive-thru em lojas de conveniência em postos de combustível
Há hoje grande preocupação das empresas em proporcionar conforto, rapidez e praticidade aos clientes. Com este intuito, pensou-se em desenvolver e ofertar o serviço de conveniência em postos de combustível com a abordagem de drive-thru. Enquanto o cliente estiver abastecendo o veículo, estará disponível próximo à bomba de combustível um totem exibindo produtos oferecidos pelo estabelecimento. À mão do cliente haverá um tablet, no qual pode selecionar os itens desejados e em seguida dirigir-se, com seu veículo, até o totem para efetuar o pagamento. Neste momento, por meio de sistema wifi, serão transmitidos os pedidos dos clientes em um monitor para funcionários que estão no estoque. O carro do cliente será conduzido a uma janela de atendimento, onde um funcionário entregará sua compra sem se preocupar em descer do automóvel ou enfrentar eventual chuva ou risco de falta de segurança. Alguns itens oferecidos na conveniência do posto de combustível são lanches e bebidas no geral, pães (serviço de padaria), cigarro, gelo, pilhas, carvão e guloseimas.

Alunos: Gabriel Martins; Isabela Antunes; Jennyfer Eduarda; Laura Schalch; Marcella Fernandes; Matheus de Genaro; Rafael Nain; Rebecca Albertoni e Victor Vieira.

12 - PetSpace - Espaço de lazer para animais domésticos
Serviço para animais de estimação dentro de shopping, semelhante ao PlaySpace onde ficam as crianças. No PetSpace o pet brinca com outros pets e é cuidado por profissionais da área, enquanto o dono pode passear pelas lojas ou vai a algum shopping que não aceita entrada de animais. O espaço é projetado para o centro do shopping, fechado, revestido com grama sintética, pista de agility e outros brinquedos para entretenimento do pet.

Alunos: Ana Carolina Oliveira; Barbara Martins Valezin; Marina Brandão; Marina Feirreira da Silva; Mayara Tiberio e Yngrid Camara Souza.

13 - Escola de música com estúdio de gravação e ambiente descontraído
O projeto prevê uma escola na qual os músicos podem treinar e/ou desenvolver músicas com amigos e também família. Nesse ambiente será permito comer, beber e até mesmo fumar (terá circulação de ar). Será necessário agendar horário para o uso, porém estará disponível 24 horas todos os dias da semana. Caso queiram fazer um piloto da música que escreveram ou desenvolveram, poderão utilizar o estúdio de gravação no mesmo local. No estúdio há profissionais contratados pela escola que podem fazer edição do som e entregá-la aos músicos. O projeto é um serviço, mas também renderá um produto.

Alunos: Amanda Correia; Bruna Lopes; Carolina Hostin; Debora Luz; Felipe Marcon; Laiane Sousa; Larissa Oliveira e Victor Zabala.

14 - Yellow Bike – Carregador portátil
O produto consiste em uma caixa para inserir o celular ou dispositivo móvel para ser carregado durante o trajeto de bicicleta (yellow). O carregamento será feito pela energia gerada ao se pedalar. O produto será aplicado na frota das yellow bikes na cidade de São Paulo.

Alunos: Isabely Oliveira Cabral de Araújo; Jessica Ferreira Baptista de Sousa; Layssa Esther Ribas Ferreira e Ligia Pereira Costa.

15 - Employers App
O Employers é um aplicativo de prestação de serviço que faz intermediação entre uma empresa que procura determinado tipo de funcionário e um candidato com qualificações para ocupar a vaga desejada. O público alvo são pessoas a partir de 18 anos e empresas de qualquer porte. O principal diferencial está na qualidade e facilidade na comunicação entre empresa e prestador de serviço, além de preço justo de assinatura.
Alunos: Carlos Eduardo Ferreira Serafim; Eric Ferrari Ramos; Gabriel Souza Reis; Isabella Marques Martins; Kevin Uriel Camargo Mazzini; Lucas de Assis Souza; Lucas de Carvalho Miranda e Thatiany Vendramini Cesar.

16 - Vem pro Fut
A ideia do aplicativo é facilitar e intermediar a locação de quadras esportivas para várias modalidades. No Brasil, a maior parte das pessoas que fazem locação de quadras são jovens e adultos, principalmente homens. O aplicativo iniciará atividades primeiro no Estado de São Paulo, principalmente na Capital e Grande ABC, onde há grande quantidade de espaços para atividades físicas. Além de quadras, o usuário poderá contar com locação de áreas disponíveis para lazer presentes nos espaços esportivos.

Alunos: Cristian de Souza Bote; Gabrielle Brandão do Nascimento Silva; Gabrielly Leandro Ribeiro; Henrique Mattos de Oliveira; Isabela Marcus; Jaqueline Martins Higa e Matheus Oliveira de Abreu.

17 - Banco de Imagens Nacional
O projeto visa o estudo da viabilidade e conceitos de marketing na criação de um banco de imagens focado em imagens nacionais. Abordando conceitos como representatividade como aliado para aumentar as vendas, o projeto aponta para um lado não apenas econômico, porém também cultural, mostrando que o Brasil é um país de várias culturas e todas podem ser exploradas de modo que ajude o consumidor a se sentir representado e à empresa de vender mais.

Alunos: Alexandre de Souza; Allan Fernandes; Leonardo Ferreira; Leonardo Franco; Lucas Rota e Renan Borges.

Veja fotos dos grupos:

 

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
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