Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Administração / Notícias / Administração promove 2ª Feira do Projeto de Ação Profissional

Administração promove 2ª Feira do Projeto de Ação Profissional

Alunos apresentarão projetos sustentáveis desenvolvidos no PAPI

28/04/2017 15h50 - última modificação 22/05/2017 15h33

O curso de Administração da Universidade Metodista de São Paulo promoverá no dia 29 de maio a 2ª Feira do Projeto de Ação Profissional: Projetos Sustentáveis. A iniciativa acontecerá na Praça Central do campus Rudge Ramos (Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo - SP).

O evento reúne os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes no Programa de Ação Profissional Integrado (PAPI) durante o semestre. Com o conceito de sustentabilidade inserido de maneira transversal no projeto pedagógico das graduações da Metodista, os alunos são desafiados a pensar em soluções inovadoras, socialmente e ambientalmente responsáveis.

Confira como foi a Feira do ano passado.

Veja os trabalhos que serão apresentados na Feira:

Logística Reversa de Garrafas PET

Com o objetivo de identificar uma oportunidade disfarçada nos aspectos ambientais, sociais e econômicos no Sacolão Saúde, foi desenvolvido um projeto sustentável que trata-se da logística reversa de garrafas PET, pois foi identificado grande volume de vendas de refrigerantes em garrafas PET. Ainda durante a pesquisa observou-se o elevado custo com os uniformes, fornecidos aos colaboradores, o que despertou para uma oportunidade disfarçada de desenvolver o projeto de uniformes com tecido reciclado de PET.

Integrantes: Beatriz Vieira Noel, Bruna Salvador De Brito, Francisco Venâncio Bastos De Almeida, Isabela Noemia Da Silva Oliveira, Maria Grazielly Farias, Mônica Correia Da Cruz e Silvania Da Silva Gois.

Besni Sustentável

Este projeto consiste na logística reversa de roupas com defeito e/ou baixo giro de venda por meio de uma parceria entre as Lojas Besni e o Senac São Paulo. A parceria consiste na reforma destas peças por alunos do curso de moda. Tal ação traz benefícios mútuos como, por exemplo, alunos tem a oportunidade de atuar na prática o aprendizado adquirido no decorrer do curso criando um novo design para estas peças defeituosas e, para a Besni, reduzirá seu prejuízo anual. As roupas personalizadas retornarão às lojas e serão vendidas por um custo menor, desde que, o cliente entregue peças de roupas para doação compradas na própria loja e que serão destinadas a Instituição Assistencial Meimei, uma organização que auxilia pessoas carentes e em situação de risco.

Integrantes: Diego Oliveira, Elaine Araujo, Giovanni Luiz, Lucas Alexandre, Natalia Amorim e Vinicius Augusto.

Construindo Sustentabilidade

O projeto Construindo Sustentabilidade foi criado para a Front Incorporadora que atua no ramo de construção civil com o intuito de substituir os materiais utilizados atualmente em suas obras, para materiais sustentáveis, trazendo benefícios aos seus consumidores, mantendo a qualidade em seus produtos, reduzindo custos e, consequentemente, gerando maiores lucros à empresa. Dentre as mudanças sustentáveis estão: redução de custos de água, utilização das escoras de alumínio, utilização de alvenaria estrutural e paredes não estruturais em drywall. 

Integrantes: Caio Vinicius Iwata, Lucas Pires De Sousa, Matheus Moraes Pereira, Rodolfo Freitas, Thais Guedes De Oliveira, Thales Henrique e Vinicius Monges.

ButEco

Este projeto foi desenvolvido para a lanchonete Poupa Grill localizada no centro de São Bernardo do Campo a qual ainda não atende ao Triple Bottom Line (TBL), ou tripé da sustentabilidade. Com o projeto, esta lanchonete será a primeira na região a obter um ambiente totalmente ecológico, utilizando em sua decoração apenas objetos reutilizados e, ainda, trará em seu cardápio o chope ecológico que possui baixo impacto ambiental, desde sua concepção até a caneca em que é servido, e com uma projeção de lucro realista para os proprietários da lanchonete.

Integrantes: Alex Bruno Camolesi Alves, Beatriz Pateiro Salgado, Clara Gelcer, Fellipe Italo, Julia De Souza, Nicolar Aguiar Morata e Jose Rodolfo Saito De Lima.

Tire Reversal (T.R.)

Este projeto visa a diminuição da poluição na atmosfera, das águas e no solo decorrentes do descarte incorreto de pneus deixados em estradas, terrenos baldios, calçadas, rios, córregos, e muitas vezes queimados em acostamento de estradas. Este projeto consiste no recolhimento dos pneus inutilizados pela empresa W.Tech Automotiva e encaminhados às empresas de reciclagem de cada matéria-prima. Desta forma, o projeto atenderá as três premissas da sustentabilidade: pessoas, planeta e lucro. 

Integrantes: Camila Queiroga Dias, Igor Laurindo Ramos, Jady Frota Flora, Juliana De Oliveira, Lucas Waisbek Cirillo, Victor Alves e Yngrid Lima.

Briquetes Autorredutores

Este projeto foi desenvolvido para a pizzaria Fenice localizada em São Paulo. A proposta é oferecer uma alternativa para a substituição da utilização da madeira (lenha). Para a conservação do meio ambiente, o projeto visa substituir a lenha pelo Briquete, conhecido também como “lenha ecológica”, que constitui em um bloco denso e compacto de materiais energéticos geralmente feitos a partir de resíduos de madeiras. As matérias primas utilizadas para a produção de Briquetes podem ser constituídos de serragem, maravalha, casca de arroz, palha de milho, sabugo e etc. 

Integrantes: Antonio Marcos Leite Domingos, Diego Souza Reis, Gustavo Folha Chicarelli e Marcello Andreozi Santana.

Aplicativo Dom Beppe

O projeto trata-se da criação de um aplicativo que será implantado na Lancheteria Don Beppe localizada no Centro de Convivência da Metodista do Campus Rudge Ramos. O projeto visa possibilitar aos clientes adquirem os produtos da lanchonete através de um software, visando as seguintes vantagens: diminuição da fila de espera, melhorar e agilizar o atendimento aos clientes, reduzir o uso de papel (tickets e notas fiscais) etc., possibilitando assim, aumentar o faturamento do estabelecimento. 

Integrantes: André Kasuo, Lucas Custódio, Lucas Duarte, Matheus Gomes, Ricardo Fuster, Victor Ramos e Vinícius Mota.

2ª Feira do Projeto de Ação Profissional: Projetos Sustentáveis
Data: 29 de maio de 2017
Horário: 18h às 22h
Local: Praça Central do Campus Rugde Ramos (Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos. São Bernardo do Campo, SP)

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,

ANDREA LEITE - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 

administra.jpg 

 

Receba informações de oferecimento deste curso

 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: