Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Administração / Notícias / Administração, Comex e Secretariado elegem os melhores Projetos Integrados de 2016

Administração, Comex e Secretariado elegem os melhores Projetos Integrados de 2016

Quatro grupos foram premiados pela consistência dos planos de negócios e apresentação coletiva

03/03/2017 21h30 - última modificação 06/03/2017 14h52

Consistência do projeto e apresentação somam pontos na escolha dos melhores de cada período

Nada como a criatividade para acertar as caçapas vazias do mercado. E foi com muita originalidade que alunos de Administração, Comércio Exterior e Secretariado preparam projetos de negócios em 2016 cujos vencedores foram premiados dias 21 de fevereiro e 2 de março últimos: Food for Health; Caso Arcor: Expansão de Fábrica; Estratégia de Negócios e Posicionamento da CVC; Compostagem e Conscientização no Colégio Gran Leone foram os quatro melhores grupos eleitos dentro das turmas de 2ºs, 4ºs, 5ºs e 6ºs períodos do segundo semestre do ano passado.

Furar a parede de gelo erguida com a persistente crise econômica e com a disputa acirrada da concorrência foi o principal desafio dos alunos na elaboração dos Projetos de Ação Profissional Integrados (PAPIs), que já foram apresentados em seus respectivos períodos em 2016. “Agora compartilhamos as ideias entre todas as turmas, premiamos a meritocracia daqueles que mais se dedicaram e, principalmente, colocamos nossos alunos diante de bancas para que ouçam avaliações de profissionais do mercado”, aponta como objetivos do evento o coordenador do curso de Administração, professor Douglas Murilo Siqueira. Os melhores projetos receberam certificados.

Relevância do produto ou serviço, viabilidade do negócio, forma de o grupo apresentar-se em público, respeito ao horário e conhecimento do tema por parte dos alunos são os principais pontos levados em conta na avaliação dos trabalhos. Os alunos precisam aplicar o maior número possível de conhecimentos adquiridos em aula, entre os quais inovação embutida no negócio, sondagem de mercado, planilhas e gráficos de custos e investimentos, payback e análise SWOT (pontos fortes e fracos do empreendimento), por exemplo. Depois, devem conter o nervosismo, dominar o assunto e ter boa postura na apresentação.

Este ano integraram as bancas examinadoras os professores da Metodista Oswaldo Martins dos Santos Filho, Cintia Monteiro e Emerson Bisco, além de Fernandes Vagner Gomes da Silva, da Mercedes-Benz, e dos consultores e administradores Marcos Gisoldi e Marco Siqueira. A eles coube orientar sobre a boa defesa dos produtos/serviços apresentados, abordagem dos números, como a ideia foi investigada, amplitude da bibliografia utilizada, postura no palco etc.

Trabalhos PAPIs de 2016 (*eleitos os melhores de seus períodos)

- Grupo Food for Health *
- Grupo Valor da Natura no Cenário Atual Brasileiro
- Grupo Ecobricks
- Grupo Electric Arbor
- Grupo Estratégia de Negócios e Posicionamento da Empresa CVC *
- Grupo Led: Uma Oportunidade em Meio à Crise (para a Volkswagen)
- Grupo Eficiência Energética: Proposta de Utilização de Iluminação
- Grupo Logística Reversa de Calçados – Rede Pixolé
- Grupo Proposta de Compostagem e Conscientização no Colégio Gran Leone - Comex & Secretariado*
- Grupo Caso Arcor: Expansão da Fábrica – Comex *

Veja um resumo dos vencedores:

Compostagem (parceria com Colégio Gran Leone): o trabalho propõe um projeto de sustentabilidade envolvendo coleta seletiva e, com o lixo orgânico, gerar adubo por meio de compostagem, que poderá ser utilizado pela própria escola ou revertido em lucro com sua venda. O Colégio Gran Leone foi escolhido pela vontade de implementar ações sustentáveis em que alunos pudessem participar ativamente da execução e se conscientizassem sobre a importância de práticas ecológicas.

Food for Health: o projeto foca ações comerciais e de rotinas de trabalho mais saudáveis para oferecer marmitas orgânicas em centros empresariais. O projeto compreende o setor de serviços, a fim de tornar eficiente, rápido e satisfatório o consumo de alimentos orgânicos, destacando que são benéficos, práticos e saborosos. Foram desenvolvidos itens como classificação da atividade comercial, causa da demanda pelo produto, fornecedores, viabilidade do empreendimento, dentre outros.

Estratégia de Negócios e Posicionamento da Empresa CVC: o projeto monta estratégia para a operadora de turismo CVC aperfeiçoar seu relacionamento com os clientes por meio de um canal extra, o aplicativo CVC Exclusive. O objetivo principal é facilitar a comunicação durante as viagens, uma vez que o aplicativo será responsável por direcionar, informar e assegurar que o cliente esteja tranquilo e em segurança. Além disso, foram eliminados, reduzidos e elevados os atributos considerados indispensáveis pelo segmento no qual a CVC atua e que poderão contribuir para que ela consiga atingir o “oceano azul”.

Arcor: Expansão da Fábrica – Comex: o trabalho teve como finalidade demonstrar, exemplificar e propor soluções a partir da leitura e análise do livro Globalização a Partir da América Latina: O Caso Arcor, dentro da temática Logística e Operações. Foram analisados diferentes tipos de ambientes macroeconômicos e suas consequências na organização. Devido ao aumento no consumo de chocolate no Nordeste, identificou-se a possibilidade de expansão da fábrica de Recife (PE) visando a melhorar a eficiência no atendimento da demanda, diminuindo custos logísticos e o tempo de transporte do produto. Para possibilitar essa mudança foram estudados o crescimento da produção de leite da região e os impactos gerados com a mudança.

Veja imagens do evento. 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , ,

ANDREA LEITE - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 

administra.jpg 

 

Receba informações de oferecimento deste curso

 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: