Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Administração / Notícias / 6ª Feira de Projetos Sustentáveis será realizada em junho

6ª Feira de Projetos Sustentáveis será realizada em junho

Alunos apresentarão trabalhos de empresas com menor impacto ao meio ambiente

06/02/2019 13h50 - última modificação 21/05/2019 13h33

A 6ª edição da Feira de Projetos Sustentáveis dos alunos de Administração e Administração - Comércio Exterior da Universidade Metodista de São Paulo está agendada para 3 de junho próximo.

No evento, os estudantes apresentam aos públicos interno e externo projetos desenvolvidos ao longo do semestre no Projeto de Ação Profissional (PAP), que os desafia a pensar em soluções comerciais inovadoras e ambientalmente sustentáveis. 

VI Feira de Projetos Sustentáveis
Data:
3 de junho de 2019
Horário: das 18h às 22h
Local: Praça Central do Campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo (Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos - São Bernardo do Campo - SP)

Confira os projetos que serão apresentados

Tema: Reuso da água da chuva na empresa Wheaton, em São Bernardo do Campo.

A Empresa Wheaton é líder nacional no fornecimento de embalagens de vidro para os segmentos de Perfumaria, Cosméticos e Farmacêutico, é uma das cinco maiores instalações especializadas nestes segmentos do mundo. Localiza em São Bernardo do Campo, uma cidade com um alto índice pluviométrico, foi dada a ideia do aproveitamento da água da chuva, sendo uma empresa grande e com muitas opções de setores para aplicar esse reuso. Depois de estudos e análises da área da empresa, a instalação de calhas e cisternas foram as opções mais funcionais e convenientes financeiramente.

Alunos: Deyvid Botelho; Diego da Silva; Leticia Campos; Nathalya Aimoré; Pedro Moreira e Rafael Giordano.

Tema: “Reutilize, Recupere e Recicle Suas Embalagens de Tinta” 

Segundo um estudo realizado pela UniEthos, uma entidade independente dedicada a educação por meio do desenvolvimento de estudos e pesquisas, no ano de 2013 cerca de 69% das empresas brasileiras reconheciam que a implantação da sustentabilidade no planejamento estratégico é uma necessidade e 65% informavam que a inovação são seus principais propósitos. Com o objetivo de elevar esse número, nosso projeto busca introduzir dentro da empresa Sinteplast a reutilização de suas embalagens e dos materiais que as compõe: alumínio e plástico, buscando também a conscientização da sociedade, pois uma vez em que esses resíduos são descartados no meio ambiente sem qualquer ciência, seu tempo de decomposição pode durar até 500 anos. Com isso, o projeto irá abordar algumas análises feitas com base em pesquisas de campo, em informações coletadas de artigos online, documentos e sites de dados e estatísticas.

Alunos: Aline Aparecida de Oliveira Lourenço; Ana Clara Melo Ramos; Gabriele Vecchi Oliveira; Letícia Araújo Rocha; Milena Rafael; Thainá Gonçalves de Souza e Thais Gonçalves Dantas da Silva. 

Tema: Implantação de projeto de sustentabilidade na escola infantil Naamã.

O projeto se baseia em possibilitar uma implantação de projetos sustentáveis na escola infantil Naamã em São Bernardo do Campo, pensando em um benefício tanto para o meio ambiente, como para a instituição e os pais e alunos. Tendo como objetivo principal a captação da água da chuva, a purificando e possibilitando a utilização em pontos da escola. E o objetivo secundário é de diminuir o custo dos uniformes, implantando camisas ecológicas, sua produção é feita com garrafas pets. Com essa implantação, estaríamos incentivando a reciclagem na instituição, diminuindo, mesmo que um pouco, a poluição. Junto a esses objetivos, também temos intuito também de incentivar a educação ecológica aos alunos, os mostrando lápis semente, papéis sustentáveis, e outras atividades que possam envolver tanto a ecologia como a sustentabilidade, claro que se enquadrando nessa fase escolar.

Alunos: Beatriz Teles; Clarice Angélica Orrico Schiavo; Juhan Cruz Matias; Leandro Gallis e Vitor Cezar Ventura Marcelo.

Tema: Como água e mandioca podem mudar o destino do plástico.

O Brasil é hoje o 4º maior produtor de plástico no mundo e recicla apenas 1,2%. (WWF,2019). Durante muito tempo acreditou-se que a produção de plástico não seria um problema para sociedade, já que se trata de um material reciclável, porém após estudos e pesquisas concluímos que a produção desenfreada de plástico não tem só sido um problema para as indústrias responsáveis pelo processo de reciclagem, mas também para a sociedade num todo. 
O acúmulo de lixo tem sido responsável não somente por desastres na natureza, mas se aproxima cada vez mais da vida cotidiana das pessoas. Por conta disso encontrou-se uma necessidade de conscientização das pessoas como consumidores e uma oportunidade para uma inovação do mercado. 

Em parceria conosco estão o Açai Formosa, empresa que se expandiu no grande ABC e agora conta com o total de 65 lojas por todo o estado de São Paulo e a Oka bioembalagens que oferece idéia inovadora no ramo de embalagens 100% sustentáveis. 

Nossa proposta é que o Açai Formosa substitua em toda sua rede o uso de colheres de plástico que chegam até 24 mil por mês, por colheres produzidas pela Oka bioembalagens feitas de água e fécula de mandioca. O mais surpreendente é que a colher é comestível e pode ser descartada na natureza sem oferecer nenhum perigo para o meio ambiente.

Alunos: Daiana Barbosa; Evelin Dias; Julia Camargo; Matheus Pinho; Paulo Bruno e Paulo Vinicius.

Tema: Reutilização de retalho de confecção industrial para produção de roupas e cobertores para cachorros ou gatos em adoção ou situação de rua.

O Projeto consiste em trabalhar com retalhos de roupas da Malharia Angles e transformá-los em roupinhas e cobertores para cachorros e gatos sem um lar. Esta contribuição causará um impacto significativo no aspecto ambiental e social, envolvendo também o aspecto econômico na reutilização de resíduos.

Alunos: Emily Cervantes Vitorino Mansano e Isabela Cerquini.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,

PATRÍCIA BRECHT INNARELLI - COORDENADORA
Minicurrículo

  

 

Receba informações de oferecimento deste curso

 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso:

X