Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Administração / Notícias / 4ª Feira de Negócios - Top de Marketing reúne projetos inovadores de alunos de Administração

4ª Feira de Negócios - Top de Marketing reúne projetos inovadores de alunos de Administração

Além da feira, alunos apresentam seus projetos escritos a uma banca avaliadora

29/11/2016 12h15 - última modificação 30/11/2016 19h39

Estudantes desenvolveram empresas de produtos e serviços

De olho nas tendências do mercado brasileiro, estudantes de Administração da Universidade Metodista de São Paulo desenvolvem planos de negócios para empresas dos mais diversos ramos do comércio e prestação de serviços. Confira a lista completa das empresas, clicando aqui. Esses projetos são os trabalhos de conclusão de curso dos alunos que foram apresentados nos dias 24 e 25 de novembro na 4ª Feira de Negócios – Top de Marketing "Transformando ideias em oportunidades".

Com a verticalização das cidades, cada vez mais pessoas estão morando em apartamentos e os espaços ficam cada vez mais reduzidos. Com isso, tarefas que antes eram realizadas em casa, como lavar roupas, podem ficar mais difíceis. Apostando nesse mercado, estudantes idealizaram a Wash Me, uma lavanderia que segue os moldes americanos em que a própria pessoa realiza a lavagem de suas roupas.

“A gente criou uma lavanderia diferenciada, nos baseando no conceito das lavanderias americanas que não são muito difundidas no Brasil por questões culturais, pois as pessoas não querem ficar esperando o tempo de lavar e secar”, conta Valdeir Santos Matos. Assim, surgiu a ideia de oferecer outros serviços dentro do espaço, como café, espaço de coworking e manicure, tudo para otimizar o tempo dos clientes.

Como a sustentabilidade e responsabilidade social são preocupações da empresa, o grupo realizou uma ação de marketing social, espalhando roupas pelo campus com a divulgação da empresa e chamando as pessoas para participarem de uma campanha de doação de roupas. “A gente planeja entregar as roupas para o Lar da Mamãe Clory que trabalha com crianças e adolescentes. Além de chamar atenção para nossa empresa, nosso plano de negócios tem a questão social e sustentável, então a gente queria mostrar isso também através da feira”, relata.

“O TCC é uma experiência única. É cansativo, mas a gente aprende muito não só em relação ao negócio, a relacionar todas as matérias, mas também a lidar com pessoas, aprende a respeitar e compreender as necessidades”, declara Rafaela Cristina do Nascimento, integrante do grupo Nine Shoes. Inspirados pela dificuldade que pessoas próximas ao grupo enfrentavam para encontrar sapatos, eles decidiram abrir um e-commerce de calçados em numerações pequenas como 32, 33, 34 e grandes como 39, 40 e 41.

A empresa pretende oferecer as marcas mais conhecidas do mercado e modelos diferentes, já que a maioria das lojas não oferece escolha nesses tamanhos. “Nosso foco é também trazer mais luxo, porque geralmente eles têm que comprar sapatos sob medida e nós estamos trazendo, em parceria com as marcas mais conhecidas, essa variedade para as pessoas”, diz.

Alimentação prática e saudável

A falta de tempo é um grande impedimento para que as pessoas tenham uma alimentação saudável, mas a Slim Food é uma empresa que apresenta a solução para isso. As marmitas naturais congeladas da empresa são feitas sob orientação de nutricionistas que preparam uma dieta balanceada para o cliente: “o profissional de nutrição analisa quais são os alimentos necessários, considerando o objetivo do cliente, e podemos fazer pacotes para a semana inteira”, explica Tamires Alves Dantas.

Alan Vieira da Costa Menezes diz que o desenvolvimento do TCC foi uma ótima experiência para todos do grupo, pois “a gente conseguiu desenvolver algumas coisas que não tinha desenvolvido ainda só com a teoria do curso. Conseguimos colocar em prática alguns conceitos e a feira foi bem legal também porque a gente se divertiu e aprendeu”. A empresa vai apostar, ainda, no oferecimento de dietas veganas, vegetarianas, sem glúten e lactose, para atingir diversos nichos de mercado.

Apostando também no comércio alimentício, Patrícia Martins Ferreira e Mayara da Nóbrega Dourado criaram a Receitas in Box, uma empresa que entrega ao cliente receitas juntamente com a quantidade correta para seu preparo. “Por exemplo, se um casal quer fazer um salmão grelhado, vamos mandar os ingredientes na quantia certa para saciar duas pessoas, sem que tenha desperdício ou aquela sobra que fica na geladeira”, explica Patrícia.

A ideia, como explica Mayara, veio de um mercado na Holanda que oferece um serviço parecido. Após adaptar o conceito para o Brasil e comparar com as empresas concorrentes, decidiram que o grande diferencial seria possuir uma loja física onde o cliente possa conversar com a empresa e adaptar suas receitas e pacotes. “Nossos concorrentes só vendem via site, o que afasta os clientes, já que eles não podem conversar. Então nós teremos uma loja física também, para que o cliente possa comprar ir até a gente e conversar, até para flexibilizar algumas coisas”.

4ª Feira de Negócios - Top de Marketing

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,

ANDREA LEITE - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 

administra.jpg 

 

Receba informações de oferecimento deste curso

 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: