Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Administração / Notícias / 2ª Feira de Negócios reúne 27 projetos de alunos de Administração

2ª Feira de Negócios reúne 27 projetos de alunos de Administração

Alunos concluintes da graduação montaram a prática dos TCCs, com negócios que vão de turismo cultural a lancheiras escolares saudáveis

19/11/2015 21h55 - última modificação 26/11/2015 16h24

Cantinho do Idoso propõe atividade física e lazer

Imagine alguém preparar todos os dias uma lancheira repleta de itens saudáveis para os filhos em idade escolar, substituindo as ofertas nem sempre adequadas da cantina assim como os alimentos industrializados aos quais recorrem os pais sem tempo da vida moderna? Que tal um espaço dedicado à terceira idade que mais parece hotel 5 estrelas, com atividades físicas e de lazer personalizadas? E vai aí pipoca com calda de goiabada e chocolate?

A 2ª Feira de Negócios – Top de Marketing da Escola de Gestão e Direito da Universidade Metodista reuniu 27 “negócios” criativos como esses, projetados por alunos concluintes dos cursos de Administração e Administração Financeira e expostos nas noites de 11 e 12 de novembro últimos. Os planos de negócios representaram os TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso), que ganharam vida em animados e coloridos quiosques montados na praça central do campus Rudge Ramos. O público recebeu explicações dos alunos, provou amostras grátis e até degustou cardápios dos empreendimentos alimentares.

Pipoca e lancheira escolar

No I Love Pipoca, a proposta é comercializar em carrinhos com balcão pipocas crocantes envoltas em caldas de diferentes sabores. O grupo pensou em um produto sustentável e saudável já que o milho é orgânico, ou seja, tem mais fibras e é antioxidante. “Pensamos em explorar um prato folclórico e bem brasileiro, mas que fugisse do tradicional salgado ou com groselha”, justifica a aluna Fernanda Costa. O produto é montado na hora, porém feito na empresa e lacrado a vácuo, o que permite pipocas e caldas com vida útil de até quatro dias.

Já o Cantinho do Idoso 4 Estações relaciona as mudanças climáticas às estações da vida: primavera como tempo de renovação e beleza, verão para celebrar a vida, outono como período de transição e inverno como momento para introspecção. Cada característica é trabalhada conforme as necessidades do cliente, segundo os alunos, que introduziram o conceito hotel-dia, com retorno do hóspede para casa à noite. Hidroginástica, passeios e museus, festas comemorativas, fisioterapia, jogos e acompanhamento de geriatras, psicólogos e fonoaudiólogos são outros serviços disponíveis, enumera a aluna Antonia Lemos de Oliveira.

A ideia da Nhonho Foods busca preencher a falta de tempo dos pais modernos para preparar lancheiras saudáveis aos filhos pequenos, que acabam consumindo produtos industrializados ou pouco adequados das cantinas escolares. A entrega dos kits-lancheira se dá conforme o horário de aula das crianças, ou seja, se matutino a entrega ocorrerá na noite do dia anterior; se vespertino, na manhã do próprio dia. “Para oferecer produtos fresquinhos, a clientela será trabalhada na vizinhança da nossa cozinha”, explica o aluno Felipe Matielo. O grupo pensou até na atratividade da embalagem: terá o formato de lancheira de verdade, com cores chamativas e personagens, além de um brinde educativo para estimular a criatividade, como quebra-cabeças, origamis, ou caça-palavras.

Além de confraternizar, a Feira de Negócios da EGD busca estimular os alunos a ter uma visão empreendedora em sua formação profissional, por isso conta com comissão avaliadora e vale pontos na nota final do curso. Esta 2ª edição integrou também o XVIII Congresso de Iniciação e Produção Científica da Metodista, que ocorre na mesma data. Veja o resumo dos trabalhos das turmas concluintes (8º período) dos cursos de Administração e Administração Financeira, tendo à frente dos orientadores, respectivamente, os professores Tony Massaroppe e Luiz Silvério Silva.

FAEFeiraNegocios2015TopMarketing3.jpg
Pipoca com caldas para fugir do salgado

FAEFeiraNegocios2015TopMarketing2.jpg
Bar para relembrar anos 80 e 90

FAEFeiraNegocios2015TopMarketing1.jpg
Público interagiu ouvindo explicações e degustando

Planos de Negócios 8º período de Administração (Gestão Financeira).

Orientador: Profº Luiz Silvério Silva

1. Pedalada Park Café - Prestação de serviços a ciclistas, com estacionamento e pequenos reparos para bicicletas, lanches e bebidas, serviços de banho e guarda de roupas.
2. Take4Me – Take For Me Agenciamento Logístico, que faz intermediação do processo logístico entre empresa e transportador por meio de leilão de frete em uma plataforma mobile e virtual.
3. Seu Estilo - Salão de Beleza e Estética unissex, com serviços de cabelo, manicure e pedicure oferecidos 12 horas em todos os dias da semana (segunda a domingo), com espaço gourmet e para entretenimento infantil.
4. Batom Lip Pen - Sumidade Cosméticos, produtora de batom inovador para a beleza feminina, que oferece três possíveis trocas de cores em uma única embalagem.
5. Engenho Baltazar - Envasamento e comercialização de cachaça artesanal com foco em bares, adegas e restaurantes, disponibilizada 970 ml e garrafas especiais de 1,5 litro, expostas nos balcões dos estabelecimentos.

Planos de Negócios 8º período de Administração Geral.

Orientadores: Profs. Jose Massaroppe, Wagner Gonzales, Teresa Fabrete e Luiz Carlos Domingos.

1. Assessoria A La Card – Apoio aos restaurantes de pequeno e médio porte com ações de marketing e estratégias para fidelizar o consumidor e lidar sobretudo com situações de crise.
2. Bar Brasília Amarela – Bar temático com foco no público de 20 a 39 anos, que além de petiscos e bebidas terá à disposição música, jogos e entretenimento das décadas de 1980 e 1990 e ambiente decorado de acordo com esse período. Os jogos pop buscam sair da rotina do avanço tecnológico.
3. Cantinho do Idoso 4 Estações - Com o slogan “Passe suas Estações com a gente”, o objetivo é remeter à sensação de um segundo lar, promovendo aconchego, delicadeza e respeito à dignidade de quem está na terceira e quarta idades.
4. Clube da Luluzinha – Salão de beleza e entretenimento para mulheres, que podem se reunir, conversar e se divertir em busca de bem-estar tanto estético quanto interior.
5. Corpo & Alma – Equipe vai até condomínios residenciais oferecer atividades físicas e de bem-estar a grupos de moradores. O objetivo é cuidar da saúde com um toque de espiritualidade, e oferecer comodidade e segurança aos praticantes.
6. Cosmo Make Up Truck - Loja móvel projetada para comercializar maquiagens com um Veículo Urbano de Carga (VUC).
7. Easy Life – Atividades de bem-estar, saúde e entretenimento oferecidas para moradores de condomínios, que podem formular o pacote de aulas/serviços conforme necessidades próprias.
8. Frutzzaria - Entrega de frutas selecionadas, higienizadas e processadas prontas para consumo, atendendo diretamente empresas, escolas e escritórios comerciais. Alguns diferenciais são as embalagens sustentáveis, e acompanhamentos como granola, aveia, mel e suco de frutas.
9. I Love Pipoca - Especializada em pipocas com caldas, sendo 5 sabores doces e um salgado.
10. Lars Estética Automotiva - Empresa de estética automotiva, que inclui reparos e lavagens a seco, além de serviços delivery.
11. Ermine Laudry - Inspirada nas lavanderias norte-americanas, a proposta é do 100% DIY “Do it yourself”, ou faça você mesmo. Busca atender quem não possui lavanderia em casa, tendo universitários como público principal.
12. Levitate - Oferece alimentação saudável e rápida para quem busca uma dieta regrada e não tem tempo de se alimentar adequadamente. O cliente pode programar as refeições ou valer-se de cardápio elaborado por nutricionista do restaurante, que estabelece quantidade de refeições conforme seu perfil.
13. Natpoolps – Oferece polpas de frutas 100% naturais. O nome surgiu da junção de nat (de natural e também de natureza, pois fabricação e distribuição adotam práticas sustentáveis) com poolps, da palavra polpa.
14. Nhonho Foods - Lanches para crianças de 3 a 10 anos de idade, entregues em domicilio conforme o horário das aulas. A ideia é preparar kits com alimentos saudáveis para que a criança não recorra a itens nem sempre adequados das cantinas escolares ou produtos industrializados aos quais os pais modernos se socorrem.
15. Restaurante Fronteiras – O objetivo é oferecer gastronomia diversificada, de várias nacionalidades.
16. Runway Moda Alternativa – Loja com confecções para pessoas alternativas, de estilos variados e também a população homossexual. O menu inclui roupas customizadas, produtos exclusivos, acessórios variados e produtos complementares como cartões e embalagens para presentes.
17. Saborgânico – Restaurante que elabora pratos exclusivamente com alimentos orgânicos, de olho no público consciente com a sustentabilidade e estilo de vida mais saudável.
18. The Cakes – O cliente tem a opção de montar seu próprio bolo, escolhendo massa, recheio e cobertura. São três tamanhos e o consumo se dá no estabelecimento, mas é possível solicitar bolos maiores a partir de encomendas.
19. Esmalteria Toque de Cor - O empreendimento oferece serviços de cuidados e embelezamentos para mãos, pés e unhas, além buscar aproximação familiar pois o objetivo é transmitir esses hábitos da mãe para filha.
20. Torta Bistrô - Restaurante gourmet especializado em tortas doces e salgadas, tendo como diferencial o ambiente rústico e aconchegante.
21. V2 Vida Verde – Oferece salada em potes, focando no público que busca vida mais saudável e prática. Os potes são recicláveis, obtidos pela esterilização e reuso de embalagens de vidro. Além de fornecedores escolhidos com critérios rigorosos, a empresa conta com horta própria para itens de fácil cultivo.
22. Vou Brasil – Agência de viagens que incentiva destinos exclusivamente brasileiros. Os roteiros são focados em história e cultura mesclados com lazer, e pacotes são moldados de acordo com o perfil e interesse do cliente.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , ,

ANDREA LEITE - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 

administra.jpg 

 

Receba informações de oferecimento deste curso

 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: