Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Administração / Notícias / 1ª Feira do Projeto de Ação Profissional é promovida por estudantes da Metodista

1ª Feira do Projeto de Ação Profissional é promovida por estudantes da Metodista

Evento será realizado no Campus Rudge Ramos

11/11/2016 19h05 - última modificação 16/11/2016 17h08

Alunos do 2º período dos cursos de Administração, Comércio Exterior e Secretariado Executivo Bilíngue promovem nos dias 17 e 18 de novembro de 2016 a 1ª Feira do Projeto de Ação Profissional com o tema: Projetos Sustentáveis.

A iniciativa é resultado do trabalho que os estudantes desenvolveram no PAPI (Programa de Ação Profissional Integrado). O evento será realizado das 18h30 às 22h30, na Praça Central do Campus Rudge Ramos.

Confira os trabalhos:

Grupo Totem Sustentável (parceria com Siemens)
O objetivo deste trabalho é a implementação de Totens Sustentáveis no Campus Rudge Ramos da Umesp, isto é, um aparelho em que as pessoas poderão deixar seus celulares carregando sem se preocupar com roubo do mesmo, pois é necessária uma senha que assegura o celular dentro do totem e, no caso, só terá a senha o responsável pelo aparelho. Além disso, esse Toten poderá utilizar-se de placas solares para captação de energia para carregar os celulares dos alunos. A ideia é que o Toten possa ser produzido e montado por estudantes da própria Umesp. A organização buscada como parceira para execução do projeto é a Siemens.

Grupo Coleta de Livros (parceria com Saraiva)
O objetivo do trabalho é propor um projeto que vise incentivar a coleta de livros usados e a redistribuição destes à população carente, uma vez que as obras literárias, em sua maioria, não são acessíveis. A organização buscada como parceira para execução desse projeto é a Saraiva.

Grupo Lâmpadas de LED (parceria com Volkswagen)
O objetivo é desenvolver um sistema energético eficiente e inovador por meio da tecnologia LED nas empresas da região do ABCDMRR (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). A proposta centra-se na substituição de lâmpadas “tradicionais” para lâmpadas de LED com alguns diferenciais neste serviço. A organização buscada como piloto para execução do projeto é a Volkswagen.

Grupo Mobilidade Urbana (parceria com Braskem)
O objetivo deste trabalho é a criação de um modelo de compartilhamento de veículos, também conhecido como 'carona solidária'. Esse sistema tem como alvo aumentar a taxa de ocupação por veículo e, dessa maneira, contribuir para diminuir o número de automóveis em circulação. Além de ajudar na redução dos congestionamentos, outro ganho seria a diminuição na emissão de poluentes. A organização buscada como parceira para execução desse projeto é a Braskem.

Grupo Compostagem (parceria com Colégio Gran Leone)
O objetivo deste trabalho é propor um projeto de sustentabilidade relativo à coleta seletiva e compostagem em uma organização. A ideia está em realizar a coleta seletiva e com o lixo orgânico poder gerar, por meio do processo de compostagem, adubo para a própria escola que poderá ser utilizado por ela mesma ou revertido em lucro com sua venda. A organização buscada como piloto para execução do projeto é o Colégio Gran Leone.

Grupo FabLab (parceria com Siemens)
O objetivo deste trabalho é a implantação de um Laboratório de Fabricação Digital "Fab Lab" na Umesp no campus Rudge Ramos. Uma tendência mundial, os FabLabs se mostram como os laboratórios do futuro com produção de peças 3D e participação ampla da sociedade no compartilhamento de saberes. A organização buscada como parceira para execução desse projeto é a Siemens.

Grupo Jardim Filtrante (parceria com Audi)
O objetivo deste trabalho é implantar uma técnica inovadora para coletar água da chuva possibilitando seu reuso. O Jardim Filtrante aqui proposto consiste em um centro de tratamento de água inserido no ambiente em forma de paisagismo. Coletando água da chuva, ele filtra separando resíduos sólidos e gorduras purificando-a na parte exteriormente visível em forma de lagoa com plantas macrófitas. Por último é armazenada em um depósito para uso posterior. A organização buscada como piloto para execução deste projeto é a Audi.

Grupo Placa Pavegan (parceria com Mercedes Benz)
O objetivo deste trabalho é apresentar uma fonte de energia limpa e eficaz denominada Pavegen (já existente no mercado atual), uma placa que capta a energia cinética gerada por meio do impacto causado quando andamos e a transforma em energia elétrica, que possui a capacidade de alimentar pequenas cargas, como: ventiladores, luzes, bebedouros, celulares, entre outros. Ao ser implementado em uma empresa, torna possível potencializar a sustentabilidade nesta unidade, além da redução do consumo de energia elétrica, que, por sua vez, acarreta economia significativa nas despesas da organização. A ideia é que esta placa possa ser produzida e montada por alunos da própria Umesp. A organização buscada como piloto para execução do projeto é a Mercedes Benz.

Grupo Bituqueiras (parceria Umesp)
O objetivo deste trabalho é a instalação de bituqueiras no campus Rudge Ramos da Umesp, sendo ela nossa empresa de estudo e a responsável pela transformação das bitucas recolhidas no produto final: o papel. A ideia é que estas bituqueiras possam ser produzidas e montadas por alunos da própria Umesp. A organização buscada como piloto para execução desse projeto é a Umesp.

Grupo Ecobike (parceria Umesp)
O objetivo deste trabalho é a implementação de um projeto sustentável do uso de “Ecobicicletas” na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) – Campus Rudge Ramos (Academia) visando diminuir o gasto de energia elétrica de uma maneira interativa, na qual todos possam participar e possa ser acompanhado tanto o desenvolvimento do trabalho quanto a aceitação do público. A ideia é que a ecobike possa ser produzida e montada por alunos da própria Umesp. A organização buscada como piloto para execução desse projeto é a Umesp.

Grupo Redução de Embalagens (parceria Bayer)
O objetivo deste trabalho é a redução de embalagens de acondicionamento de medicamentos. Esta proposta de reduzir as embalagens secundárias dos medicamentos tem sua importância contida em reduzir os impactos, diretamente minimizando resíduos e gasto de matéria-prima, evitando desperdícios e indiretamente decrescendo o descarte inapropriado. A organização buscada como piloto para execução desse projeto é a Bayer.

Grupo Redução da emissão de GEE (parceria com Ambev)
O objetivo deste trabalho é propor a troca do combustível utilizado nos veículos da empresa para Etanol nos carros e motos e gás natural para a frota de caminhões, o que resultaria na menor emissão de CO2. A organização buscada como piloto para execução do projeto é a Ambev.

Grupo Eficiência Energética (parceria Bombril) - O projeto tem como objetivo propor uma alternativa de iluminação do ambiente de produção da Bombril que garanta uma redução no consumo de energia elétrica, aliada a benefícios ambientais e sociais. Esta alternativa refere-se à substituição das atuais lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED. A princípio será apresentada a proposta de aplicação da tecnologia no setor de produção de lã de aço, que servirá de modelo, uma vez que o projeto pode ser ampliado para os demais setores produtivos e administrativos de todas as plantas da Bombril mediante disponibilidade de recursos financeiros.

Grupo Ecomove (parceria Itaú) - Com o objetivo de apresentar um projeto sustentável ao Banco Itaú-Unibanco, este projeto visa a implantação do transporte sustentável no dia a dia dos trabalhadores da região da Avenida Paulista (São Paulo). Consiste em substituir os veículos automotores por bicicletas, pensando em diversos benefícios, como: redução dos gases poluentes, possível locomoção mais rápida (considerando o trânsito da cidade), menor gasto financeiro com o transporte (considerando o valor da tarifa de ônibus e combustível), bem como contribuir com a saúde das pessoas. O serviço por aluguel de bicicleta será realizado no estacionamento do “Ecomove”, localizado nas proximidades da estação Brigadeiro do metrô onde, em troca de um valor pré-estabelecido pelo aluguel da bicicleta, o qual também estará incluso o valor dos equipamentos de segurança, como capacete, joelheira e cotoveleira. Visando o âmbito ambiental da sustentabilidade, o valor do aluguel poderá ser abatido através de produtos recicláveis. Com isso, o projeto busca facilitar, baratear e tornar o transporte ao trabalho das pessoas mais sustentável e saudável.

Grupo Energia desperdiçada eletricidade gerada (parceria Smart Fit) - Este trabalho aborda o tema da sustentabilidade aplicado em uma das maiores academias da América Latina, Smart Fit, a qual possui um espaço conhecido pelos serviços diferenciados e inteligentes que satisfazem os desejos e necessidades de seus clientes. A proposta se baseia na modificação de alguns aparelhos utilizados na academia que, por meio da energia cinética, gerará energia elétrica. O projeto tem como objetivo apresentar uma proposta que visa reduzir o uso abundante de energia, o qual está se tornando um recurso cada vez mais limitado. Outro fator a ser considerado está em relação à economia na conta de luz, pois os clientes contribuirão para a sustentabilidade enquanto cuidam do corpo, satisfazendo assim, uma das suas necessidades individuais, além de contribuir com a sustentabilidade. Sendo um tema em discussão atualmente, a sustentabilidade tem como objetivo conscientizar as pessoas e desenvolver métodos de preservar os recursos escassos visando garantir um futuro ao planeta.

Grupo EcoPiso (parceria Samot) - O projeto EcoPiso tem como objetivo a implantação de placas geradoras de energia dentro da Industria Metalúrgica Samot Ltda (filial de São Bernardo do Campo). O local de implantação será no buffet de alimentação dos colaboradores, uma vez que este é o local de maior circulação de pessoas durante os horários de café da manhã e almoço. Desta forma, com o caminhar dos colaboradores, será gerada uma considerável quantidade de energia. Com isso, a indústria pode se tornar uma companhia em que o consumo de energia limpa chegue em 2% até 2019 e, consequentemente, irá cortar gastos de energia, alcançando metas sustentáveis. O projeto visa tornar a Samot um exemplo de empresa sustentável perante seus concorrentes e consumidores e, o mais importante, contribuirá com o meio ambiente devido a redução do consumo de recursos naturais, por meio da produção cinética, que seria “desperdiçada”. No âmbito social, a Samot promoverá um maior envolvimento de seus funcionários com atos sustentáveis conscientizando-os de sua devida importância.

Grupo Linha ECO (parceria containers IBC) - O conceito de sustentabilidade é algo muito requerido nas empresas da atualidade, uma vez que, além de beneficiar o meio ambiente e as futuras gerações, também beneficia a própria empresa. Tendo em vista a empresa escolhida, Basf, cujo foco está ligado a atos sustentáveis, foi desenvolvida uma proposta de reformulação das embalagens das tintas. Assim, o projeto visa diminuir o descarte de latas/embalagens de alumínio/aço que leva um tempo considerável para se decompor. Além disso, esse tipo de embalagem não pode ser reciclável uma vez que esse recipiente é utilizado para armazenar componente químico. Para reduzir o descarte dos recipientes no meio ambiente, o projeto visa substituí-los por containers IBC de papelão de 1.000 litros para as empreiteiras consumidoras da Basf.

Grupo Telhas Tetra Pak (parceria maxi plásticos)- Este projeto tem como propósito apresentar um projeto sustentável à empresa Maxi Plásticos. O objetivo é desenvolver de maneira sustentável e inovadora, uma telha de embalagem Longa Vida, fazendo com que a empresa se destaque dos concorrentes através de um produto mais barato, resistente e visando a sustentabilidade. A telha é constituída por embalagens multicamadas, de plástico e impermeabilizante, tornando-se uma telha muito mais resistente, que não danifica em chuva de granizo, eficiente isolante térmico, um material leve, impermeável, com alta resistência a fogo e com fácil fixação em relação às demais telhas presentes no mercado. Para a elaboração do projeto, foi utilizado como apoio informações da necessidade das empresas com a sustentabilidade para continuarem se destacando no mercado de trabalho e a forma inovadora de utilizarem embalagens Longa Vida para a fabricação de telhas sustentáveis, uma vez que se tratam de embalagens encontradas no ramo alimentício como, por exemplo, caixas de leite, molhos de tomate, cremes, sucos, entre outros produtos e que são muito consumidos pela população. Ao descartar essas embalagens é possível serem recicladas para se transformarem em outros tipos de produtos. A reciclagem é uma atividade de revalorização e recuperação de matéria prima descartada que pode ser transformada em um novo produto e que estimula a conscientização das questões ambientais. Dessa forma, a telha Tetra Pak trará para a empresa Maxi Plásticos uma economia de material para a reforma do telhado e benefícios na questão da sustentabilidade.

Grupo Economia de água (parceria Pirelli) - Este trabalho possui o objetivo de identificar oportunidades para o desenvolvimento de ações sustentáveis na empresa Pirelli. Com isso, optou-se por apresentar um projeto baseado na reutilização de água dos lavatórios (pias) para utilização nos mictórios do banheiro masculino da fábrica da Pirelli, uma vez que há maior concentração de homens nesta área. Com a implantação do projeto, esse sistema reduzirá o consumo de água potável no ambiente. Além disso, é possível confirmar a viabilidade econômica do projeto, pois o custo de implantação será reembolsado na metade do segundo ano pela economia de água gerada nos mictórios. A partir do segundo ano, toda a economia de água será revertida para a Pirelli, pois praticamente não existe custo de manutenção do sistema.

Grupo Logística reversa (parceria pixolé calçados) - Este trabalho visa apresentar um projeto sustentável à empresa Pixolé Calçados. O projeto consiste na elaboração de um sistema de logística reversa (agregado aos princípios de sustentabilidade e reuso no setor de calçados), com enfoque no resíduo pós-consumo da sociedade fast-fashion, para ser implementada na loja matriz da empresa em questão. Como proposta, o cliente, ao entregar um par de calçado usado, receberá um determinado percentual de desconto em troca de um novo produto da loja. O valor do desconto na nova compra sofrerá variação de acordo com o estado de conservação do mesmo. Os pares recolhidos serão doados a pessoas carentes ou terão um descarte ecologicamente correto, que poderá ser reciclado.

Grupo Telhado verde (parceria Tegma Gestão Logística) - Com o foco principal na sustentabilidade, este trabalho tem como objetivo propor a instalação de um projeto de telhado verde na empresa Tegma Gestão Logística S.A. O telhado verde é um projeto de grande potencial sustentável, pois pode ser aplicado em quase todos os tipos de construções e gerar resultados positivos na busca de redução de gastos e aproveitamento de recursos ecológicos. Dentre os benefícios que compõem este projeto estão: redução de gastos com energia elétrica, redução de gastos com IPTU, armazenamento e reutilização de água da chuva e restauração de habitats.

Grupo “EKO PASTE” (parceria Natura) - Este projeto tem como objetivo oferecer um novo conceito de embalagens em pastas de dentes de modo inovador e criativo, visando reduzir os impactos ambientais de uma embalagem convencional. A empresa escolhida foi a Natura Cosméticos S.A para implantar a “Eko Paste” como um produto de catálogo da empresa, pois através de uma pesquisa realizada, foi identificada que a mesma já trabalhou com essa linha de produto. Foram utilizados dados destacando suas principais características, a maneira como se comporta no mercado de trabalho, o seu relacionamento com a sociedade e o meio ambiente, e sua gestão interna corporativa. Assim, é apresentado um projeto que tem como objetivo analisar a viabilidade de implantação da “Eko Paste”, com o levantamento de custos de implantação e possíveis benefícios a serem gerados com o produto ao meio ambiente, com uma possibilidade maior de reciclagem, e a redução de CO², a empresa oferendo um novo nicho de mercado, seguindo seus valores com o ambiente, e a sociedade com um produto prático e de qualidade.

Grupo Eco Copo (parceria Burguer King) -  Este projeto visa propor para a rede de fast-food Burger King, a implantação de copos biodegradáveis reduzindo o lixo no meio ambiente. Levando em conta o tempo de decomposição dos atuais copos (3 a 6 meses) e a importância da sustentabilidade nos dias de hoje, o projeto tem como objetivo substituir os copos de papelão utilizados no Burger King por copos biodegradáveis, os quais podem ser reciclados juntamente com o papel, uma vez que não há outros componentes em sua composição. Além de poder ser reciclado, os copos também podem ser jogados no lixo convencional, pois podem virar adubo, já que são fabricados em papel cartão importado, asséptico e proveniente de manejo florestal. Além de não causarem danos ao meio ambiente, possuem menor custo que os utilizados atualmente pela rede.

Grupo EasyMetô (parceria Umesp) -  Este projeto visa apresentar à Universidade Metodista de São Paulo uma ideia que atende ao Triple Bottom Line (tripé da sustentabilidade). A proposta é criação de um aplicativo chamado EasyMetô que se baseia em um mapa interativo que informa sobre os eventos no Campus em tempo real com a ajuda dos membros presentes na Universidade, procurando obter uma maior integração entre a Universidade e seus frequentadores. Como vantagem financeira, o aplicativo será desenvolvido através de uma parceria entre a Escola de Gestão de Direito e a Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação onde os alunos do Curso de Sistemas de Informação irão desenvolver o aplicativo como trabalho final para conclusão do curso (TCC).

1ª Feira do Projeto de Ação Profissional: Projetos Sustentáveis
Data: 17 e 18 de novembro de 2016
Horário: 18h30 às 22h30
Local: Praça Central do Campus Rugde Ramos (Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos. São Bernardo do Campo, SP)

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , ,

ANDREA LEITE - COORDENADORA

Veja o minicurrículo

 

administra.jpg 

 

Receba informações de oferecimento deste curso

 

Receba informações de oferecimento sobre esse curso: