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Alunos de Administração EAD apresentam e compartilham Planos de Marketing

11/06/2019 20h07

Cada grupo fez exposição via Collaborate no horário da interação, das 19h às 21h

Inovar os serviços da Café do Ponto com entregas em domicílio, trazer de volta produtos que foram descontinuados pela gigante Natura, acompanhar por aplicativo a vitoria de um veículo atendido na rede Super Visão. Ideias como essas pautaram os Planos de Marketing elaborados por alunos do 5º período de Administração da Educação a Distância Metodista, apresentados na noite de 4 de junho último.

Os alunos puderam ir além da mostra dos trabalhos, já que a interação ao vivo permitiu que compartilhassem as experiências. “Creio que o grande desafio para eles foi conseguir desenvolver o Plano de Marketing com colegas de outras regiões do Brasil e não somente do polo onde eles estão locados”, animou-se a professora Cintia Monteiro Fernandes, que acompanhou as apresentações

Cada grupo fez exposição por via Collaborate no horário da interação, das 19h às 21h. A orientação foi para que todos os memebros da equipe participassem. O tempo de duração foi entre 5 a 7 minutos, no melhor estilo Pitch de Vendas. As apresentações foram divididas em oito grupos na noite de 4 de junho e as demais em 18 de junho.

Segundo professora Cintia, os polos presenciais foram fundamentais para os trabalhos, pois tornaram possíveis a realização dos encontros e a apresentação dos grupos. “Alguns grupos optaram por apresentarem-se em outros espaços. Tivemos grupos onde cada integrante estava em um local diferente, como por exemplo a aluna Ciely Guerra, que estava na Irlanda enquanto seus colegas estavam em São Bernardo”, comentou.

Acompanhe um resumo dos primeiros trabalhos:

Café do Ponto - Lins
A cafeteria Café do Ponto iniciou atividades em 1997 e foi adquirida pela família Boer em 2005. Assim, tem gestão familiar e preza pelo atendimento personalizado, transmitindo ambiente de aconchego aos clientes. O desejo dos proprietários é que clientes se sintam parte da família e “em casa” durante suas refeições.

O objetivo da Café do Ponto é expandir em Lins, onde está inserida, mas em bairro de crescimento populacional devido a abertura de lotes residenciais, mais precisamente na 2ª maior avenida comercial (restaurantes, bares, comércio) da cidade, onde será a primeira cafeteria do local.

A concepção é que a abertura da nova unidade não deixe de atender o desejo dos proprietários, mas trabalhe na concepção de decoração, na gestão de marketing alterando o nome fantasia da empresa, embora mantendo a diversidade de mix de produtos salgados, lanches, massas e café gelado, além de inovar em entregas em domicílio (delivery), com ampliação do horário de atendimento.

Alunos: Adriano Vieira Almeida, César Augusto de Andrade, Fábio Rodrigues da Silva.

Mc Donalds
Criado em 1937, o McDonald’s atende 58 milhões de pessoas por dia e promete uma experiência de refeição simples, fácil e agradável. O estudo teve como foco principal as filiais de Macaé/RJ, visto a forte concorrência de outros lanches próximos ao estabelecimento. Com essa análise de mercado, o Mc Donald’s trouxe a ideia do McDelivery, o que foi um ponto positivo, pois muitos concorrentes já trabalhavam dessa forma.

O grupo quer ser o melhor restaurante de alimentação rápida do mundo, por isso se instala em diversos países. A empresa hoje vai além de uma marca conhecida. É um empreendimento fortemente lucrativo em todos os sentidos. Existem campanhas de marketing que atraem cada vez mais o público e ainda ações humanitárias de ajuda a crianças com câncer e outras atividades de cunho social.

O ramo de fast-food é grande e há muitas opções e concorrentes, o que faz a empresa usar ainda mais a criatividade para manter-se no mercado. Além de análise de mercado e estudo de tendências e oportunidades para o negócio, O Mc Donald’s investe em pesquisas de mercado, incluindo a opinião do público. A empresa concluiu que, mesmo tendo nome forte, precisava estar se atualizando. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde, o que prejudicava a marca por conta dos lanches calóricos. Por isso, investiu em produtos mais saudáveis para tentar alcançar todos os públicos, como em 2017, quando adotou lanches vegetarianos, o Mc Veggie, 2017.

Alunos: Bruna da Silva Barreto dos Santos, Daniel Francisco Ricci , Elen Darlen de Oliveira Silveira, Hayanne Otz Felismindo, Lucas Maurício Cunha

Natura Cosméticos, relançamento da Colônia Intuição
A Natura Cosméticos é a maior multinacional brasileira de cosméticos. Iniciou em 1969, portanto há 50 anos, e desde então vem rompendo fronteiras, integra um grupo global, multimarca e multicanal, ao lado de Aesop e The Body Shop (adquiridas em 2012 e 2017, respectivamente). No início de 2018, o grupo foi batizado de Natura & Co. com o propósito de nutrir beleza e relações para uma melhor maneira de viver e fazer negócios. São mais de 18 mil profissionais atuando em 73 países, nos cinco continentes. Tem 6,6 mil colaboradores. Seu portfólio está à disposição de milhões de consumidores, principalmente por meio do modelo de Venda por Relações, que dispõe de uma rede de 1,7 milhão de Consultoras de Beleza Natura, no Brasil e nas operações na América Latina.

Sua plataforma online de vendas no Brasil ultrapassa 5 milhões de consumidores registrados e foi eleita, em 2018, como o melhor e-commerce do País. Especialmente no Brasil, está presente em cerca de 4 mil farmácias com a linha Sou e contabiliza quase 200 lojas franqueadas Aqui Tem Natura, administradas por consultoras empreendedoras, chamadas de Empresárias de Beleza.

Após pesquisa com consumidoras da marca, notou-se que, mesmo com todo seu potencial, existem fatores a serem melhorados. Uma grande insatisfação do público envolve a descontinuidade de produtos, em especial de perfumaria, para inserção de novos. Uma análise é realizada antes, mas a atitude deixa muitos consumidores insatisfeitos. A proposta é trazer de volta a cada ano um item que fez sucesso e era bem aceito no mercado. O retorno precisa estar baseado em pesquisas aprofundadas com consumidores para avaliar sua viabilidade. Em recentes pesquisas, um dos perfumes que deixaram o portfólio e que foi bastante citado foi a Colônia Intuição. A proposta de inseri-lo novamente, assim como outros, com novos atrativos agrada os consumidores do produto e atraem novos. E isso sem perder o foco de estar colocando sempre novidades no portfólio.

Alunos: Adriana da Silva, Ana Cláudia Alves Menino Hauy, João Breno da Guarda Santos, Lívia Aparecida Alfieri de Carvalho Rezende.

SAC do medicamento Spiriv
O objeto deste PAP é sugerir a criação do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do medicamento Spiriv via Whatsapp for Business. O produto conta com serviço de assistência aos pacientes via SMS, uma tecnologia de pouco uso atualmente. O objetivo é implantar uma plataforma largamente utilizada hoje em dia, que é o Whatsapp for Business, para que os pacientes possam receber instruções e interagir com a fabricante do medicamento.

Alunos: Ana Carolina Oliveira da Costa e Silva, Jaqueline Onorio dos Santos Alves, Lucas Otávio Gonçalves Dias, Mariana Catrina Tavares Coura, Wélida Cristina dos Santos Silva.

Papelaria Nieto - Guaratinguetá
O mercado de papelaria é forte no centro de Guaratinguetá, com duas lojas principais que atuam no mesmo ramo, mas a Nieto se diferencia por estar trazendo um local com conveniência e área de lazer aos clientes. Assim, atrairá a atenção para os produtos que oferece na área de fabricação de apostilas, trabalhos acadêmicos e universitários e papelaria em geral. A meta do plano de marketing para a marca é difundir o negócio e atrair mais público utilizando como chamariz a área de conveniência -- que já existe, porém não chama atenção suficiente.

Realizar a melhor promoção do local, trabalhar com meios de comunicação e redes sociais, além de anúncios de produtos de volta às aulas, são algumas estratégias. O primeiro passo para atingir o objetivo é mudar a fachada da loja para tornar mais visível o nome e os produtos oferecidos. A inovação do local e a divisão de espaços são medidas posteriores. Propomos a definição de uma nova marca, como Casa Nieto Papelaria e Cafeteria, com opções de cardápio para o cliente.

Alunos: Amanda França Santos Silva, Carlos Nogueira, Luiz Guilherme Freire Fernandes, Rafael Marcondes Vieira.

Vistoria Cautelar Super Visão
A rede de franquias Super Visão tornou-se referência em qualidade e confiabilidade em serviços de vistoria automotiva, proporcionando aos clientes segurança e transparência nas aquisições e/ou vendas de veículos automotores. O objetivo é tornar a marca líder em seu segmento, sendo a empresa que abrange a maior quantidade de clientes - pessoa física ou jurídica - alcançando todos os segmentos do mercado automotivo, além de difundir maior conhecimento sobre o principal produto, a vistoria cautelar.

Trabalhando com slogans de respeito, qualidade, confiabilidade e segurança, além de ter como principal diferencial a capacitação técnica e procedimentos eficientes e eficazes, o plano de marketing quer levar os clientes a entender que a marca atesta a condição cadastral e estrutural dos veículos de forma exclusiva e original, algo não encontrado no mercado.

Essas informações serão disponibilizadas por meio de aplicativo para celular em que o cliente poderá conhecer o que é uma perícia cautelar, contratar e agendar, autenticar perícias realizadas e ter um raio-x com informações minuciosas sobre a condição estrutural, bem como a procedência do veículo adquirido.
A empresa tem como objetivo vender o maior número possível de vistorias, a fim de pelo menos equilibrar a quantidade de vistorias ECV, que são os laudos solicitados pelo DETRAN para transferência e demais serviços (fornecidos também por outras empresas). Atualmente o faturamento se divide em 70% em laudos ECV e 30% em vistoria cautelar.

Alunos: Chaene A. Godoi Pereira, Julia dos Santos, Jessica Mayara O. Silva, Maria Sarah Mello, Mariana S. Oliveira

Ametista Contabilidade
A Ametista Contabilidade Ltda EPP, nome fictício, foi fundada em 2004 em São Bernardo do Campo/SP. O primeiro serviço ofertado foi de assessoria contábil para APM (Associação de Pais e Mestres). No decorrer dos anos, diversificou o portfólio e começou a trabalhar para empresas também, oferecendo abertura, regularização e encerramento de empresas, declaração de imposto de renda, obtenção de certidões em geral e assessoria e consultoria contábil. Mas as APMs são seu público alvo, contando com quase todas de São Bernardo no portfólio.

Atualmente a contabilidade fatura em média R$ 100 mil por mês e o objetivo deste Plano de Marketing é chegar a R$ 150 mil/mês em dois anos. Para isso, a Ametista Contabilidade está investindo na contratação de mais colaboradores para cobrir a nova demanda. A expansão foi detectada por pesquisa que apontou procura crescente por serviços contábeis, sobretudo por meio de profissionais especializados.

Alunos: Ciely Guerra, Inês Sousa Muniz dos Santos, Letícia Gomes Santos, Liliane Gomes Santos, Paloma Oliveira.

 

 

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
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